A importância da moda em buscar novas tendências e maneiras para que o consumidor continue a alimentar este circulo fashion é grande, porém não condiz com preservação ecológica, palavra chave que está sendo inserida para toda população mundial.
Seguindo com o fast-fashion, (roupas que são criadas produzidas e vendidas semanalmente), onde a produção tem de ser grande e com diferentes modelos, aumenta o consumo de matérias-primas como algodão, couro, entre outros, tornando um desperdício viciante.
Na contramão encontramos os brechós, lojas estas, que são vistas por alguns como locais onde vendem produtos usados ou fora de uso, porém que já se pode perceber que grandes metrópoles, como São Paulo, vêm crescendo o numero de jovens antenados e fashionistas participando desta cadeia da moda do bem, onde no geral, o que elas buscam mesmo são peças diferentes, ou uma roupa que nem todos têm.
Os brechós funcionam como um denominador comum entre consumo e moda, além de venderem roupas a preços mais baratos, os consumidores podem encontrar peças de diferentes épocas, proporcionando um verdadeiro passeio pelo universo mágico da moda, marcado por estilos, conceitos e materiais de diferentes épocas.
Foi pensando nessa sustentabilidade agregada com a moda, e já aproveitando a vinda da estilista Cássia Pavam na cidade, tivemos a idéia de falarmos e trazermos exemplos de peças pesquisadas e até compradas aqui, nos brechós votuporanguenses.
Pesquisas
Fazer pesquisas em brechós é uma verdadeira terapia. Lá podemos achar peças muito antigas como peças recentemente usadas, porém que foram descartadas rapidamente devido a esta produção fast-fashion. Deparamos com look’s muito usáveis e com preços pra lá de baixos. Vejam nas fotos.
Moda e brechós.
Não! Não estamos aqui para fazer sensacionalismos e começarmos a falar da anti-moda, não! Há possibilidades sim, de fazermos um guarda-roupa extremamente fashion se conseguirmos mesclar algumas peças já usadas com peças novas, repletas de movimento, inovação e criatividade.
Perguntas dos leitores sobre moda
Tenho várias roupas, mas não sei combinar os looks, como posso combinar um vestido de renda por exemplo? A.C, 24 anos
-Conseguir mesclar roupas atuais com antigas não é uma tarefa difícil, eu aconselho primeiramente que você veja qual você gosta e que ainda te interessa, conseqüentemente, tendo em mãos essas peças, o ideal é que você comece a montar seus looks de acordo com os temas propostos, por exemplo o militarismo, romântismo e moderno, assim ficará bem mais fácil!
Quanto ao às rendas, que estão em alta neste verão, eu indicaria para um look moderno e casual, que você coloque com coletes jeans ou até mesmo uma jaqueta de moleton, compondo o visual hi-lo da temporada.
Natália, tenho 1,58 de altura eu gostaria de saber qual o melhor comprimento para alongar a silhueta, peças mais cumpridas ou curtinhas? M.P 27 anos.
-Querida M.P, não devemos ser extremas e achar que os compridos ou muito curtos favoreceram, não. Pelo contrário, o ideal mesmo, é que as mulheres mais baixas usem peças acima do joelho, para que dê a ilusão de serem mais altas. Procure usar roupas de uma só cor, variando os tons de acordo com o seu gosto.
Já as pantalonas, calças-pijama e blusas compridas por fora da calças, devem ser descartadas do guarda-roupa, estas peças achatam o visual deixando over em qualquer situação. Calças com bainha virada, pregas volumosas ou franzidos também devem ser descartados.