O evento é realizado pela comissão organizadora do Carnaval 2011, em parceria com a Lesvo
Da Redação
Começa hoje e se estenderá até o próximo dia 12, no Ecotudo, uma oficina de percussão de bateria de Escola de Samba, direcionada para os ritmistas das entidades carnavalescas de Votuporanga. O evento é realizado pela comissão organizadora do Carnaval 2011, em parceria com a Lesvo - Liga das Escolas de Samba de Votuporanga, com o apoio da Prefeitura de Votuporanga, por intermédio da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo.
Segundo o Diretor do Departamento de Cultura, Jorge Xavier, "esta capacitação vem de encontro com a busca de políticas públicas sugeridas anteriormente por nossa pasta; sendo que ela oferecerá oportunidade a quem deseja se tornar os novos ritmistas de nossa cidade e reciclando aqueles que já tem experiência no carnaval", disse Xavier. As aulas serão gratuitas e acontecerão no Ecotudo, das 14 às 18 e das 19 às 22 horas. A oficina é aberta a todos os interessados e, para participar, basta comparecer ao local das aulas, no bairro da Estação.
De acordo com o idealizador da ação, o carnavalesco Silvio Vieira, presidente da comissão Carnaval 2010, "a oficina é fundamental para reciclarmos o ritmo do samba em nossa cidade, já que existe uma constante evolução rítmica nas escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro, razão pela qual esta será uma grande oportunidade para aprimorarmos o samba votuporanguense, pois no próximo ano, voltaremos com os desfiles das escolas de samba”, acredita.
"Estaremos em Votuporanga para realizar um grande intercâmbio cultural e, conhecendo a tradição do carnaval votuporanguense, tenho a expectativa de colher bons frutos no resultado final da oficina", comenta o Mestre Diego Zupo, responsável direto por toda metodologia aplicada no curso, que possui vasta experiência nas baterias das grandes escolas do eixo São Paulo-Rio. Os demais facilitadores são companheiros de escola de Mestre Diego: Gui da Cuíca e Kabide. Para tornar o evento totalmente gratuito, além do Departamento de Cultura, buscou- se apoio junto à iniciativa privada, como o patrocínio da Palace Eventos, entre outras.
Conteúdo da oficina
Durante esta semana, os alunos aprenderão a definição de postura das pessoas dentro da bateria; a postura dos diretores de bateria perante seus ritmistas; e como transmitir o valor e mensurá-lo para todas as pessoas envolvidas no projeto “O valor do samba”. Além disso, a oficina ensinará a tocar os principais instrumentos da bateria: os Surdos (de Primeira, Segunda e Terceira), a caixa Malacacheta, os repiques, chocalhos e tamborins.