Ao todo mais de 100 alunos deverão se apresentar com repertório que terá pouco mais de uma hora de duração
A Semana da Música que está sendo realizada em Votuporanga desde o início da semana, e segue até a próxima segunda-feira, levará ao palco do Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo mais de 100 alunos integrantes dos projetos Guri e Música na Escola, no próximo sábado, pontualmente às 20 horas.
Guri
Abrindo as atrações da noite, 21 alunos do projeto Guri apresentarão seu repertório com três músicas escolhidas a dedo: “Love Me Tender” de Elvis Presley, “Minha Canção” de Chico Buarque e “O Trenzinho do Caipira” da composição de Heitor Villa Lobos. Entre os instrumentos a serem utilizados estão violinos, viola e violoncelos.
O projeto é desenvolvido pela Associação Amigos do Projeto Guri pela parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Prefeitura de Votuporanga. Segundo a coordenadora do pólo de Votuporanga, Leila Mara Vieira, as atividades têm como objetivo ressaltar aos alunos valores implícitos no ensino musical, entre eles a concentração, a disciplina, o trabalho em grupo e a apuração da sensibilidade. Sempre com o espírito de participação e compromisso, os profissionais envolvidos com o Guri criam condições para o desenvolvimento das potencialidades desses jovens, contribuindo, desta forma, para a transformação da sociedade. Participam do projeto crianças e adolescentes de 8 a 18 anos incompletos que frequentam a escola.
Música na Escola
Na sequência, alunos do Projeto Música na Escola também apresentarão seus repertórios compostos por diversas músicas com direito a canções surpresas, segundo afirma a coordenadora Cristiane Bataglia. “Todas as músicas foram definidas pela Fundação Bachiana, que é a instituição responsável pela capacitação dos professores e repertório do projeto”, explica.
Ela conta que entre os alunos do projeto, nove formam a orquestra de iniciantes, sendo que a maioria fará sua primeira apresentação com canções tradicionais americanas e canções do folclore francês. Outras 22 crianças e adolescentes fazem parte da orquestra avançada e executarão “Trem das Onze”, “Conquista do Paraíso” e “Jesus, Alegria dos Homens”, entre outras canções.
Além das duas orquestras compostas por violino, viola de arco e violoncelo, o Projeto Música na Escola possui um grupo de 30 alunos da percussão e outro, de 32 alunos que tocam violão popular. “Eles se apresentarão juntos com repertório ‘Cabocla Tereza’, ‘Jeito de mato’ e ‘Você de volta’”, explica Cristiane.
O Quarteto Villa Lobos é formado por dois violinistas, uma violista e uma violoncelista que também se apresentará, assim como uma aluna de violino que fará sua apresentação individual.
O público que for prestigiar a programação de sábado da Semana da Música, além de conferir a evolução musical destes alunos, terão oportunidade de conhecer o trabalho de profissionais da área. “Convidamos músicos das cidades de Fernandópolis, Rio Preto, Ribeirão Preto, cujos instrumentos são clarinete, contrabaixo acústico e trombone, além de músicos de Votuporanga (flauta, cavaquinho, percussão e trompete), como também o Coral Santa Cecília. Tivemos a honra deles aceitarem nosso convite para as apresentações especiais, isso é muito bom porque é uma forma de incentivar ainda mais nossos alunos que têm grandes e bons exemplos a seguir neste campo musical”, explica a coordenadora ressaltando que “o professor da Fundação Bachiana, Saulo Schneck, que é violoncelista, também conduzirá a orquestra com duas obras de cunho popular. Também teremos a honra de ter na nossa platéia a violinista Ana Camila Bordino (integrante da orquestra Bachiana Filarmônica Sesi/SP e do quarteto de João Carlos Martins) que virá à Votuporanga especialmente para assistir nossos alunos”.
Cristiane explica ainda que para os alunos se apresentarem eles passam por duas horas de aulas semanais em grupo e mais meia hora individual, já os alunos de percussão e violão popular fazem uma hora de aula por semana. Durante as aulas, a orquestra iniciante é regida por Juliana de Oliveira e a avançada por Michelle Picaço. Fazem parte do corpo docente do projeto Adriana Rigo (violão popular) Daniel Rodrigues (percussão), Juliana de Oliveira (violino), Michelle Picaço (viola de arco) e Mônica Picaço (violoncelo).
O projeto Música na Escola iniciou em 2001 e é desenvolvido pela Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga em parceria com a Fundação Bachiana voltado para alunos com idade entre 10 e 18 anos que estejam cursando o Ensino Fundamental em qualquer escola. O projeto foi criado com o objetivo de incentivar o conhecimento musical; despertar nas crianças o gosto pela música; oferecer uma oportunidade aos que não têm condições; motivar a criança a estudar, não ficando nas ruas; oferecer uma perspectiva de vida melhor; e proporcionar ao aluno a prática de grupo (ensaios) para as apresentações musicais na cidade.
As aulas do projeto acontecem no CEM “Clary Brandão Bertoncini” que fica na Rua Rio Grande, 1719, Chácara das Paineiras. O telefone para mais informações é o 3421-3088.
Leia na íntegra a versão online