A secretária Eliane Godoi, anuncia curso com a gerente do Senac, Rita de Cássia Holanda
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A secretária da Educação, Cultura e Turismo, Eliane Baltazar Godoi, juntamente com a gerente do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Rita de Cássia Holanda, anunciou ontem pela manhã o mais novo curso gratuito: técnico em artes dramáticas. As inscrições estão abertas até o dia 1º de fevereiro. "Quando eu ainda era gerente do Senac percebi que era uma necessidade. Um grupo de atores me pediu para trazer o curso técnico. Tentamos, realizamos inclusive a Mostra Cênica, mas não conseguimos fechar turma. A busca de incluir a capacitação no programa de gratuidade surgiu da Rita", destacou a secretária.
A gerente do Senac frisou que a proposta vai de encontro ao movimento cultural da cidade. "Muitos profissionais precisam do registro para exercer a função. Estamos oferecendo bolsa integral para aqueles candidatos que atendem os pré-requisitos como renda per capita de dois salários mínimos, mínimo de 17 anos completos e cursando pelo menos, o segundo ano do Ensino Médio", emendou.
Rita de Cássia destacou que para este curso em especial, os estudantes passam por um teste de aptidão, composto por um ator e um fonoaudiólogo. "Se passar por esta fase, entra no ranking do qual os 30 melhores classificados, fazem o curso, que terá a coordenação de Murilo Mechel", afirmou.
Ela disse ainda que o técnico em arte dramática pode trabalhar em instituição de difusão cultural e artística, teatros, estúdios de rádio, televisão e cinema, ou ainda como dublador em rádio, cinema e televisão. "No final do curso, os alunos devem montar um teatro, desde a sua concepção de produção, direção até o espetáculo", complementou. Segundo Rita, uma capacitação dessa custa em torno de R$ 4 mil.
A secretária ressaltou que o curso é importante por causa da demanda. "A classe de atores amadores é grande. O município ganha com a profissionalização e geração de empregos e renda. Temos pessoas que já passaram pelas oficinas da Prefeitura, mas com o curso têm direito a DRT, o que valorizará ainda mais o profissional. É um grande avanço na área da cultura", enfatizou.
O curso possui 800 horas, sendo dividido em oito módulos: História do Teatro; Interpretação Dramática; Expressão vocal; Expressão corporal; Maquiagem e caracterização da personagem; Gestão empreendedora em arte e cultura; montagem teatral e componentes de interpretação em dublagem, rádio, TV e cinema. A capacitação será de segunda a quinta-feira, das 19h15 às 22h45. As aulas terão início no dia 14 de fevereiro e seguem até fevereiro de 2012. Os interessados devem procurar o Senac que fica na rua Guaporé.
Leia na íntegra a versão online