Andressa Aoki
Quem visita a escola SAB (Sarah Arnold Barbosa) nota uma movimentação grande na instituição. Os alunos estão correndo atrás dos preparativos para a Tarde Espanhola, que será realizada amanhã, a partir das 14 horas.
Os estudantes da quinta a oitava séries estão envolvidos no evento, que está em sua sexta edição. Na ocasião, eles apresentarão danças como tango e mambo, músicas e poesias de autores espanhóis conhecidos. "Eles adoram esta tarde, criam a maior expectativa", disse a coordenadora da escola, Flávia Andrea Romano.
Flávia explicou que durante todo o ano, os alunos se organizam e montam suas apresentações.
"Às vezes, trazemos algum profissional para ajudar na coreografia, mas a maioria faz tudo sozinha. O intuito é que utilizem suas habilidades a seu favor", afirmou.
A coordenadora destacou que a ideia de fazer uma tarde diferenciada surgiu como fechamento das atividades das aulas de espanhol. "O objetivo é de valorizar a cultura espanhola", emendou.
Espanha é provavelmente mais conhecida pelas touradas e pelo flamenco, mas conta também com pintores de fama mundial como são os casos de Salvador Dalí e de Pablo Picasso. Outros dos pintores mais conhecidos são Goya (1746-1828) e Velásquez (1599-1660), cujas obras podem ser admiradas no Museu do Prado, em Madrid. As obras mais importantes de Velázquez são "Las Meninas e "La Rendición de Breda".
Espanha tem também alguns compositores de estatura mundial, bem como conhecidos cantores de ópera. Os compositores espanhóis de fama mundial incluem nomes como Enrique Granados, Isaac Albéniz, Manuel de Falla e Joaquín Rodrigo. Todos já ouvimos falar de Placido Domingo - o artista de ópera mais famoso de Espanha - assim como de José Carreras e de Montserrat Caballé.
A música e a dança flamenca surgiram no Sul de Espanha, mais precisamente na Andaluzia. Os ciganos enraizaram-se aqui, tendo desenvolvido a sua cultura em Espanha. Atualmente, a maioria das miúdas espanholas aprende a dançar sevillanas, uma das danças mais folclóricas.
O toureio ou a corrida de touros têm uma enorme importância na cultura espanhola. Foi no século XVIII que se tornou popular.
Leia na íntegra a versão online