Para quem vai viajar no ano novo, um planejamento antecipado proporciona mais conforto
Da Redação
A virada do ano no Brasil é marcada culturalmente pela renovação. As pessoas acreditam que todo o azar daquele ano acaba e novas energias envolvem os próximos 365 dias. Uma brincadeira divertida é pular as sete ondas, no mar, mentalizando coisas boas e pedindo a Iemanjá que seus sonhos se realizem no ano que começa, como manda a tradição. Além disso, vale a pena combinar as tradições com os costumes dos povos do hemisfério norte, que aproveitam esta época para formular resoluções para o ano novo — uma pequena lista de objetivos e providências para melhorar a vida do ano seguinte.
Segundo informações de Denilda Belloni, da Brunini's — agência de viagens, os votuporanguenses, principalmente as famílias, costumam viajar em janeiro para a Bahia e visitam as praias de Porto Seguro. Este ano os pacotes de cruzeiros também estão muitos procurados. "Quase não temos vagas nos pacotes de viagens para janeiro", alerta a agente de viagens.
Planejamento
Para quem vai viajar no ano novo, um planejamento antecipado proporciona mais conforto nos dias fora de casa.
O primeiro passo para o conforto é comprar uma mala de quatro rodinhas. A única diferença entre a de quatro rodinhas e a de duas rodinhas é que elas não são arrastadas, ela acompanha a viagem quase que sem esforço. A média funciona melhor, com aproximadamente 65 cm de altura.
O segundo passo é organizar suas milhas. Cartões de crédito de uso habitual oferecem milhas para viagens aéreas proporcionais aos gastos mensais com ele, juntar milhas no cartão de crédito é moleza. Com o dólar atual, cada R$ 1,70 em compras vale uma milha ou mais dependendo da quantia cedida pelo cartão. Além disso, ao longo do ano as companhias aéreas têm feito promoções de milhas reduzidas. Troque o cartão por milhas e as concentre em um plano de viagem.
O terceiro passo para quem viaja de avião é fazer o check-in antecipado. Comprar passagens pela internet já é hábito, dê um passo à frente e realize o check-in também online. Em muitos sites de companhias aéreas dá pra imprimir até mesmo o boleto de embarque antecipadamente e fuja das filas e do caos nos aeroportos. A fila para despacho de bagagem é menor e anda mais rápido.
O quarto passo é para quem busca economia, viajar pelo Brasil em baixa temporada é a alternativa. Durante todo o ano há altas e baixas temporadas para viagens, feriados, férias, estações climáticas; todos estes fatores influenciam os custos de passagens e hospedagens. Os preços para viajar em janeiro não se mantêm altos assim durante os outros meses do ano e, a viagem fica bem mais em conta quando a compra das passagens é realizada antecipadamente.
Hotéis urbanos oferecem tarifas reduzidas aos fins de semana; pousadas e resorts estão abertos a negociações e informam tarifas antes para quem compra diretamente ou via sites de reservas.
Buscar opiniões é o quinto passo a ser dado antes de efetuar as reservas. A internet é uma mina de depoimentos sobre hotéis, lugares e passeios. Busque relatos do destino desejado antes de efetuar a reserva, assim efetue e viagem com segurança e tranquilidade.
Não guarde suas impressões só para você, o sexto passo é compartilhar suas experiências de viagem. Aproveite os blogs, sites de resenhas e de hotéis para deixar opiniões, elas serão úteis ao outros brasileiros que desejam viajar e buscam informações.
Leia na íntegra a versão online
Leia na íntegra a versão online