Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A Coacavo (Cooperativa do Agronegócio e Armazenagem de Votuporanga) comemora 47 anos de fundação hoje. E o que não faltam para esta cooperativa são razões para celebrar a data. Este ano será inaugurada a terceira unidade, em Buritama. "Será para o recebimento de grãos das safras 2010/2011. Já contratamos 16 funcionários, mas na época de colheita, empregamos mais gente. Alugamos a área e estamos animados com a 'filial' ", disse o gerente local, Osvaldo Carvalho da Silva, em entrevista ao jornal A Cidade. A Coacavo possui unidades em Votuporanga e Pereira Barreto.
Osvaldo também falou do destaque que a cooperativa vem conquistando com a representatividade de Votuporanga e região no Cocecrer (Cooperativa Central de Crédito Rural do Estado de São Paulo). "O presidente da Coacavo, Osvaldo Pereira Caproni, é o diretor administrativo, que tem sede em Ribeirão Preto. É uma grande honra. As cooperativas de crédito têm a incumbência de proporcionar melhores créditos e menor taxa. Votuporanga está sendo representada na pessoa do Osvaldo Caproni", ressaltou. A Cocecrer/SP conta com 30 cooperativas filiadas, que congregam em torno de 70 mil cooperados. Sua área de ação abrange São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio de Janeiro, onde suas associadas mantêm unidades de atendimento.
O principal serviço prestado às cooperativas é a centralização financeira. As cooperativas trazem os recursos de seus cooperados para a Central e a Cocecrer aplica no mercado, através da parceria com o Bancoob (Banco Cooperativo do Brasil). Também intermedia os repasses de custeio agrícola e verbas oriundas do tesouro nacional. Com os serviços oferecidos, as cooperativas podem competir com os bancos comerciais de uma forma mais igualitária.
"O cooperativismo está em destaque e está em pauta a cada dia. Temos realizado um bom trabalho para mostrar os benefícios do sistema", emendou o gerente comercial. Ele contou ainda que para este ano será construída a Casa do Agricultor, que irá atender Codafavo (Cooperativa de Agricultura Familiar de Votuporanga) e Coapinsp (Cooperativa Agropecuária de Apicultores da Região Noroeste de São Paulo). "Tivemos uma reunião com o prefeito [Nasser Marão Filho] que falou da liberação do local dentro de um ano", frisou.
A história
A Coacavo nasceu no dia 27 de janeiro de 1964 e sua primeira sede funcionou em um imóvel alugado na esquina das ruas Pernambuco e Tocantins, ao lado da Panificadora Progresso, onde, antigamente, era um posto de gasolina. Depois, mudou-se para outro prédio, também alugado, na esquina das ruas Tietê e São Paulo, até que, em 1986, inaugurou sua sede própriana rua São Paulo, onde está instalada a loja de insumos e o escritório administrativo da cooperativa.
Além da loja, a Coacavo possui um dos mais eficientes silos graneleiros do país, com capacidade para armazenar até um milhão de sacas (60 mil toneladas) de milho, soja e sorgo. O silo entrou em operação em 1986. Também mantém um viveiro de mudas, onde são produzidos seringueira, café, plantas nativas e frutíferas e eucalipto. A seringueira e o eucalipto são os "carros-chefe" do viveiro.
Paralelamente, a empresa mantém uma área de reflorestamento para 200 mil árvores, onde estão sendo cultivadas 120 mil de eucalipto. Junto ao silo graneleiro funcionam uma fábrica de rações para animais e a desativadora de soja, que processa o produto para consumo. Em 2009, houve o credenciamento do armazém da Coacavo para receber alimentos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). O local beneficia entidades de 49 municípios da região.
Quando foi fundada, a cooperativa tinha 48 associados e chegou a atingir 2883 até 1990. Nessa década, muitas cooperativas quebraram e o governo exigiu que o quadro de associados fosse revisto. Assim, a Coacavo fez uma convocação geral, eliminando fichas cadastrais daqueles que não atuavam no setor, ficando com 580 cooperados. A empresa mantém registrados 110 funcionários, número que cresce para 200 no período da safra agrícola, que dura de 4 a 5 meses.
Leia na íntegra a versão online