Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga receberá em fevereiro o cantor Ivan Lins, que se apresentará no dia 20, no Centro de Convenções. Os ingressos estarão disponíveis para a venda nas próximas semanas. Mais informações pelo celular (17) 9631-0245.
Os fãs votuporanguenses poderão ouvir faixas do último CD "Ivan Lins & The Metropole Orchestra", como "Começar de Novo", "A gente merece ser feliz", "Let us be always" e "O fado", além de outras de seus vasto repertório. Este disco ganhou o Grammy por ser o melhor álbum de MPB em 2009.
Ivan Guimarães Lins é um dos artistas brasileiros de maior sucesso no mundo. Seu hit "Love Dance" é uma das canções mais regravadas na música mundial. Filho do militar Geraldo Lins, foi muito influenciado por diversos gêneros musicais como jazz, bossa nova e soul e tem como principal instrumento o piano, que toca desde os dezoito anos.
Formou-se em engenharia química no final dos anos 60, quando iniciou a carreira musical em festivais. A canção O Amor É O Meu País, erroneamente taxada de ufanista, foi classificada em segundo lugar consecutivo no V Festival Internacional da Canção. O primeiro sucesso como compositor foi com Madalena, gravada por Elis Regina. Contratado pela gravadora Forma/Philips (que posteriormente transformou-se em Polygram até chegar ao nome atual Universal Music) pelo então produtor, o compositor Paulinho Tapajós, grava três discos pelo selo: Agora, Deixa o trem seguir e Quem sou eu?.
Teve inúmeros sucessos como cantor como Abre Alas, Somos todos iguais nesta noite e Começar de novo - todas em parceria com Vítor Martins. Começar de novo foi gravada por Simone no mesmo ano em que foi composta. Na voz de Simone, Começar de novo foi tocada como tema oficial de abertura do seriado Malu Mulher, tornando-se um grande sucesso da época e um marco na história da MPB.
Lançou inúmeros discos, muitos deles de inúmero sucesso, tendo trocado de gravadoras por diversas vezes. Foi destacado compositor, tendo músicas gravadas por nomes consagrados como Elis Regina (Cartomante, Madalena, Aos Nossos Filhos), Simone (Começar de Novo), Quarteto Em Cy (Abre Alas), Gal Costa (Roda Baiana) e Emílio Santiago (Velas Içadas). Comandou um programa televisivo na Rede Globo ao lado de Gonzaguinha e Aldir Blanc, o Som Livre Exportação. Foi casado com a cantora e atriz Lucinha Lins, com quem teve um
filho, o cantor e ator Cláudio Lins. Torce pelo Fluminense Football Club.
Em 1991, com o amigo e parceiro Vítor Martins, fundou a gravadora Velas. Essa gravadora, totalmente nacional e independente, foi mais uma tentativa de que se desse espaço para cantores brasileiros já conhecidos esquecidos em gravadoras multinacionais e para o surgimento de novos valores no cancioneiro popular. Nomes como Chico César, Lenine, Guinga tiveram grande respaldo dessa gravadora para poderem iniciar as carreiras artísticas.
Essa gravadora também lançou discos de nomes já consagrados na música, como Zizi Possi (o elogiadíssimo Valsa Brasileira), Fátima Guedes (Coração de Louca, um dos pioneiros do selo, além de Grande Tempo, Pra bom entendedor... e Muito intensa), trabalhos póstumos de Elis Regina (Elis Regina no Fino da Bossa, Elis Vive, Elis Regina ao vivo), e outros. Em 1995, grava a música Lembra de Mim, tema da novela História de Amor, de Manoel Carlos, que faz um enorme sucesso.
Palco para grandes artistas
Votuporanga tem se tornado rota para grandes artistas. O cantor baiano Moraes Moreira foi o primeiro a pisar no palco do Centro de Convenções em setembro. No mês seguinte, o músico e compositor carioca, Oswaldo Montenegro e para fechar o ano de 2010, Renato Teixeira. Segundo organizadores, em março há grandes chances do violeiro e compositor, Almir Sater, se apresentar no município.
Leia na íntegra a versão online