Servidor público municipal João Afonso Zerlote de 50 anos fez para seu filho um caminhão
Da Redação
Criatividade, boa vontade e paciência. Foi o que teve o servidor público municipal João Afonso Zerlote de 50 anos, por quase um ano e meio, tempo que levou para fabricar o brinquedo do filho mais velho.
A ideia não é novidade na vida de João. Na infância ele fazia os próprios brinquedos. "Ganhei pouco brinquedo quando era criança, então eu mesmo fazia caminhões para brincar" contou. A novidade é o tamanho do brinquedo exclusivo do menino de 13 anos — 2,3 metros de comprimento por 1,2 metro de altura, todo proprocionalmente calculado de acordo com o veículo de verdade.
Gustavo, o filho de João, gostou muito do caminhão. "É muito bonito e legal, todo mundo olha" ele disse.
Para construir este caminhão, ele usou apenas materiais reciclados. As rodas foram adquiridas no ferro velho. Os pedais são de uma bicicleta velha que tinha em casa A estrutura foi toda feita em madeira reutilizada.
Ele contou que sai para passear com o filho pelas ruas do bairro onde mora, ele de bicicleta e Gustavo no caminhão, e as pessoas param, outras crainças querem dar uma voltinha. "Já deve ter umas vinte encomendas" diz. Contudo, João não aceitou nenhuma. Segundo ele, fez o brinquedo pensando no filho e não tem tempo para fazer outro por enquanto. Os amigos brincam que o servidor também passea com o caminhão de pedais.
O caminhão deu trabalho, mas a pintura da carroceria foi a parte mais difícil segundo João. Todo feito de madeira reaproveitada e restos de construções, ele apenas comprou a tinta.
O servidor público tem realmente talento para o trabalho artesanal. Durante entrevista, ele mostrou fotos de outras esculturas que ele fez, um presépio já ficou exposto no comércio nas datas natalinas. No presépio, ele utilizou madeira, barro, concreto e isopor.
Leia na íntegra a versão online