Da Redação
O maestro Joao Carlos Martins foi o destaque da escola de samba campeã do carnaval de São Paulo. ele que, por duas vezes se apresentou na cidade 2009, comandou a Festa da Virada de 2009. Firmou parceria para ensinar crianças da cidade do projeto Música na Escola. A turma fará parte da apresentação na Festa da Virada.
A história de superação do músico que sofreu vários problemas nas mãos impedindo- o de tocar é conhecida por todo o mundo. Após oito anos aproximadamente sem tocar, João Carlos Martins reiniciou suas apresentações no piano e o espetáculo em Votuporanga foi um dos primeiros de sua volta. O pianista vem acompanhado da Orquestra que ele rege desde 2004 enquanto não podia tocar.
Tido como um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, teve um acidente que lhe tirou os movimentos do braço esquerdo. Depois, num assalto, levou um golpe na cabeça que comprometeu todo o lado direito do corpo. Obstinado, Martins superou tudo e agora volta ao piano. Com repertório de Beethoven, Mozart, Rachmaninov e Ennio Morricone, Martins foi homenageado pelo enredo da escola de samba paulista Vai-Vai.
A escola foi a campeã do Carnaval 2011, deixando com menos de três décimos o
segundo lugar para Tucuruvi. A Vai-Vai conquistou na tarde desta terça-feira, o 14.º título de campeã do carnaval paulistano. Conhecida como escola do Bixiga terminou a apuração com 269,50 pontos, seguida da Acadêmicos do Tucuruvi, com 269,25. A Unidos de Vila Maria ficou em terceiro lugar, também com 269,25 pontos.
A penúltima escola a entrar na avenida na primeira noite de desfiles, na última sexta-feira, sob a regência do maestro João Carlos Martins, levantou o Anhembi mesmo com o dia amanhecendo. O enredo contou a saga de Martins, que é um dos maiores intérpretes brasileiros de música erudita.
A vida do maestro foi o tema para o samba-enredo “A Música Venceu”. O desfile da Vai-Vai – recordista em títulos no carnaval de São Paulo – foi um dos que mais levou famosos à avenida – entre eles, os garotos da banda Restart, a cantora Maria Rita, a apresentadora Ana Hickman e o jogador Cafu.