Da Redação
Que o Fliv (Festival Literário de Votuporanga) está sendo realizado na praça Santa
Luzia, a maioria das pessoas já sabe. Mas o que muita gente esquece ou não está
atenta, é com relação ao 8º Fórum Internacional de Dança, que está acontecendo no município.
Hoje a Companhia Camerino 4 apresenta o espetáculo, criado no ano passado para comemorar a primeira década de existência da Camerino 4. Foi visto em São Paulo no fim de semana e será apresentado hoje, às 20 horas, na praça Santa Luzia.
Desta vez, o grupo explora nuances entre o real e o virtual, por meio de um diálogo
entre dança e tecnologia. A cada sessão, pessoas são convidadas a participar de um bate-papo on-line, que é projetado durante a performance, confundindo os papéis de artistas e espectadores. A coreografia conta a história de um homem conectado com sua alma, com seus lados feminino e masculino.
“É nossa primeira temporada no Brasil. A reação do público foi a maior surpresa,
porque as pessoas assistem a tudo em silêncio e depois aplaudem de maneira eufórica”, celebra a diretora e coreógrafa Magdalena Brezzo em entrevista ao Diário da Região, acostumada a percorrer os Estados Unidos, a América Central e a Europa para participar de fóruns e festivais do gênero.
Segundo ela, o trabalho teve início em 2006, por meio de uma bolsa do governo de seu país, que possibilitou um ano de encontros e experimentações com criadores de outras áreas, como artes plásticas e cinema.
Outro fator que beneficiou a circulação internacional foi o recebimento de títulos,
como o Prêmio Nacional de Dança INBA-UAM, na cidade do grupo, Distrito Federal, em 2006, e o Prêmio do Público do Festival Red Serpiente, em Morelia, em 2007.
O Fórum
Realizado desde 2004, o Fórum chega em 2011 a sua oitava edição com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e parceria com as prefeituras de São Paulo, Votuporanga, Fernandópolis, São José do Rio Preto, Tanabi e Monte Aprazível. Em Votuporanga é o terceiro ano que o evento é realizado. A estimativa é que mais de 15 mil pessoas assistam gratuitamente toda a programação nas cidades participantes.
Em todo o Estado, acontecerá de 1º de abril a 1º de maio de 2011. Em Votuporanga as apresentações serão entre os dias 25 de abril a 1º maio e a entrada será gratuita.
Leia na íntegra a versão online