Para a moda infantil, as influências do estilo folk são vistas em modelagens amplas
As crianças também andam tendo seus papéis importantes na moda, quando, por si sós ou com ajuda de seus pais se tornam espelhos para o mundo as verem como
referências fashionistas.
É isso que acontece com Suri Cruise, filha de Kate Holmes e Tom Cruise que, a cada dia que sai nas ruas, é clicada e referenciada como ícone de moda infantil, e diversas outras crianças que andam tendo seu estrelato fashion também.
Nesta última semana uma nova carinha apareceu dando ênfase ao mundo fashion. Ela tem pouco mais de um ano e só duas aparições registradas em eventos do tio, o estilista internacional Alexander Wang. Com tão pouca idade e tão poucos cliques, Aila Wang conseguiu o que parecia impossível apenas um ano atrás: fazer tremer o império de Suri Cruise.
Aila desfilou seu primeiro look afiado no desfile de Wang na semana de moda de Nova York, em fevereiro. Usava um casaco de pele preto, presilha de pompons no cabelo e uma minibolsa Chanel cruzada sobre a roupa - presente, que o tio escolheu para o seu aniversário de um ano. Um arraso!
Na última semana, outra foto dela causou sensação. Aila usava óculos gatinho da
coleção Primavera-Verão 2011 do tio e uma saia de maxipoás em rosa, cinza e branco.
A infantilidade deu espaço para um novo fenômeno que, por outrora podia ser chamado de precoce, hoje não mais. Com certeza absoluta essas crianças -modelo- servem de exemplos e porque não, de espelhos para um comércio tão rápido como é o mundo da moda. O que me intriga é, até que ponto a criança não deixará de ser criança e se tornará somente um objeto estereotipado?
A filha de Jéssica Alba, a pequena Honor, também já está sendo clicada e tendo seu momento, estrelado fashion infantil, assim como Violet Affleck, a filha de Ben Affleck e Jennifer Garner, que anda dando o que falar quando sai nas ruas. Sempre causando!
Vale lembrar que, as crianças devem ser somente crianças, e terem sempre o equilíbrio. Crianças precisam antes de tudo serem estimuladas a brincar, interagir com outras crianças e a viver o lúdico antes de se aventurarem pelo mundo interativo, competitivo e frustrante dos adultos.
As tendências para o inverno infantil
Reciclagem Folk
Para a moda infantil, as influências do estilo folk são vistas em modelagens amplas e confortáveis, sempre mantendo um look sereno, e ao mesmo tempo brincalhão.
A paleta de cores é voltada para os tons brutos e terrosos, que criam uma aparência de proteção e bem-estar. As nuances ficam em torno dos terrosos de marrom, salmão, cinza, verde musgo, rosa, bege, e também preto. Os mais variados tons de branco dominam looks inteiros.
Fórmula Mágica
Tendência definida pela combinação de diversos fatores: trabalho, criatividade, otimismo, tecnologia, e natureza. Apesar dessa possível seriedade de referências, o
ponto de vista é voltado para o público infantil, com inspirações em jogos de construção, como o famoso jogo Lego.
São roupas já fabricadas com o objetivo de durar, em sarjas e flanelas muito resistentes - afinal todos nós sabemos como as roupas das crianças podem ficar após apenas uma tarde de brincadeiras.
A paleta de cores é composta por tons mais sérios e frios como verde, cinza, creme e preto; recebem vida através de vermelhos mais vivos e azuis acinzentados.
Tribos Urbanas
São peças mais "crescidas", com influências estritamente urbanas: música, elementos da cultura pop, desenhos animados, mangás, televisão, esportes radicais... A cidade e suas tribos determinam o estilo e a moda para os pequenos.
O brilho do néon e o visual metálico fazem com que as cores se tornem mais intensas e misturadas, com tons vivos e fortes de vermelho, rosa, marrom e preto. A imaginação gráfica corre solta e muitas peças são super estampadas por desenhos e imagens que remetam aos gostos atuais do mundo infantil.
Doce Lenda
Para a tendência infantil, mais vintage do Outono Inverno 2011, foram adotadas
referências dos famosos contos de fada, mas de forma mais gótica e romântica. Além das princesas, bailarinas e florestas encantadas, criaram o ar místico de "Era uma vez...." que permeia a Doce Lenda.
Leia na íntegra a versão online