Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Pensar detalhadamente para a confecção de roupas. Este é o intuito dos workshops da equipe do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que apresentou na terça-feira, o caderno Perfil Moda Inspirações + Tendências Verão 2011/2012. O agente de treinamento do Senai de Bom Retiro, Paulo
Roberto de Brito, e a técnica de ensino e design de moda, Mariana Maciel, destacaram o processo de criação. "O importante é desenvolver a criatividade e as tendências. Apresentamos a metodologia da pesquisa sem a cópia", disse Paulo.
Mariana afirmou que o caderno aponta as tendências, mas que cabe a cada profissional adequar as informações para o perfil do consumidor. Copiar na íntegra é crime, é plágio", complementou.
A técnica explicou que para diminuir os gastos, muitas empresas não possuem mais o designer ou a equipe de criação. "A atuação deste profissional faz diferença",
ressaltou.
Paulo enfatizou que hoje em dia, qualidade não é o diferencial. "Ou se tem qualidade ou não produz. O que diferencia é a criação, o valor agregado ao produto", falou.
Ele pediu o apoio de mais empresas na capacitação do Senai. "Precisa da participação maior dos empreendedores. Há a necessidade de conscientização na
busca da informação. A procura ainda é pouca", disse.
O diretor do Senai Votuporanga, Pedro Teodoro de Faria, lembrou que esta é a sétima edição de lançamento de caderno de Tendências no município. "É um trabalho feito por uma equipe de profissionais de todo o Brasil. É importante trazer a informação e fortalecer a indústria local e regional", destacou.
Moda
A representante da Cavemac, Marta Sales, falou sobre as tendências. "O fru-fru veio há dois anos e continua com tudo em roupas de festa, com fita de nylon. Também em 2012, o franzido ainda é tendência somado a sobreposição", disse.
Ela contou ainda que estampado com flores também será muito utilizado. "As flores são mais pequenas", finalizou.
Leia na íntegra a versão online