Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A primeira edição do Fliv (Festival Literário de Votuporanga) chega ao fim hoje com uma programação de primeira qualidade. O jornalista da Rede Globo, Maurício Kubrusly, fará uma palestra com o tema “Os Desafios de uma Obra Itinerante: Maurício Kubrusly e sua Experiência com o Livro Me Leva Brasil”, a partir das 15 horas, no salão social da Paróquia Santa Luzia (Espaço Clube de Autores do Fliv). O convidado desde 2000, apresenta a série Me Leva Brasil, que já visitou todos os estados do país. Publicou um livro de ficção - 13 Pontos - e outro - Me Leva Brasil -, com histórias de suas andanças por todos os estados do país.
Em seguida, haverá apresentação do espetáculo “Cartas Brasileiras”, da Raça Cia de Dança de São Paulo (São Paulo/Brasil), no Centro de Convenções. A companhia fará uma reapresentação às 19 horas no mesmo local.
Para encerrar o Fliv, o cantor Almir Sater e banda, na terceira edição da Festa do
Trabalhador. Almir esteve em março para Votuporanga, quando fez um show no
Centro de Convenções . Almir Eduardo Melke Sater nasceu em Campo Grande, MS, em 14 de novembro de 1956. Desde os 12 anos tocava violão. Com 20 anos, saiu da cidade natal e foi estudar direito no Rio de Janeiro. Pouco habituado com a vida da cidade grande, passava horas sozinho, tocando violão. Um dia, no largo do Machado, encantou-se com o som de uma viola tocada por uma dupla mineira. Desistiu da carreira de advogado e logo descobriu Tião Carreiro, violeiro que foi seu mestre.
Convidado para trabalhar na novela Pantanal, da TV Manchete, projetou-se nacionalmente no papel de Trindade, enquanto composições suas como Comitiva
Esperança (cantada em dupla com Sérgio Reis) e Um Violeiro Toca (gravada por
Renato Teixeira) estouravam nas paradas de sucesso. Em 1990-1991 participou da novela “A historia de Ana Raio e Zé Trovão”, também da TV Manchete, mas em seguida se afastou da televisão, pois as gravações não lhe deixavam tempo para a música. Gravou ainda Instrumental II (1990, Eldorado), Almir Sater ao vivo (1992, Sony), Terra dos sonhos (1994, Velas) e Caminhos me levem (1997, Som Livre), além de diversas coletâneas. Voltou a TV em 1996, obtendo grande êxito como o Pirilampo da novela O Rei do Gado, da TV Globo. Já em 2006 gravou o cd "7 Sinais", onde apresentou um trabalho moderno e símbolo de sua personalidade, que fez parte da trilha sonora da Novela "Bicho do Mato", da Rede Record de Televisão, onde também trabalhou como ator, no papel de Mariano.
Prêmios na Festa do Trabalhador
O público do Fliv estará concorrendo a 2 motos 0 Km, 2 notebooks, 2 TVs de plasma e mais dois vales-compra no valor R$ 1500,00 em dinheiro, bastando, para isso, preencher os cupons que serão distribuídos durante todo o dia pelos sindicatos parceiros do evento.
De acordo com Lia Marques, presidente do Sincomerciários, “ao contrário do ano
passado, quando os trabalhadores precisavam dirigir-se aos seus sindicatos, neste
domingo, durante todo o dia, funcionários e diretores sindicais estarão distribuindo os cupons na Praça Santa Luzia, que deverão ser preenchidos e depositados nas urnas, sendo que os sorteios serão realizados a partir das 20h, mas uma hora antes teremos já uma grande mobilização, com muita festa para todos os trabalhadores e população”, comemora.
As duas motos foram oferecidas pela Força Sindical, enquanto que os demais prêmios foram adquiridos em parceria pelos sindicatos dos Comerciários, Alimentação, Bancários, Frentistas, Hoteleiros, Metalúrgicos, Motoristas, Moveleiros, Servidores Municipais e Turismo e Hospitaleiros. Os vale-compras foram oferecidos pela Nova Central.