Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O FSS (Fundo Social de Solidariedade) de Votuporanga repassou ontem pela manhã 4.650 quilos de alimentos para as 36 entidades votuporanguenses. A quantia arrecadada foi referente à campanha "Aluno Solidário", realizada de 15 de março a 15 de abril, envolvendo 46 instituições das redes municipal, estadual, escolas de informática, de línguas, técnicas e de danças.
A presidente do Fundo Social, Juliana Castrequini Marão, enfatizou o objetivo do projeto. "Existem escolas que são formadas por alunos que precisam de ajuda, mas que mesmo assim, se comovem e participam da iniciativa. Arrecadamos uma tonelada a mais do que no ano passado. No primeiro ano, conseguimos dois mil
quilos", afirmou.
Juliana agradeceu os participantes. "Quero agradecer a todos e de uma forma geral à população de Votuporanga. A maioria possui um filho na escola. Estes alimentos são importantes para as entidades e espero que sejam transformados em amor e solidariedade. Todos estavam engajados na campanha e estamos lutando ao lado de vocês para que diminua o número de assistidos, a fim de que as pessoas possam viver sem depender", ressaltou.
Ela falou sobre a parceria com o Tiro de Guerra. "Estão sempre presentes. São jovens de 18 anos que já exercem a solidariedade em nossas campanhas", disse.
O secretário de Assistência Social, Osmair Ferrari, destacou a importância da ação. "Foi muito importante o trabalho. Tivemos no começo do ano, uma campanha que arrecadou donativos para o Rio de Janeiro onde foram levadas duas carretas para lá e logo em seguida, o Arrastão Solidário. Mesmo assim, as escolas participaram", falou.
A diretora do CEM (Centro de Educação Municipal) "Araci Panazolo de Matos” e membro da Adra (Agência de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais/Igreja
Adventista), Doracy Martins de Oliveira, fez um pronunciamento representando as entidades. "É importante a campanha, ainda mais para nós, que sabemos da dificuldade que encontramos para suprir as carências das famílias pobres. Às vezes, temos que tirar do bolso porque não conseguimos. Tem meses que não
há alimentos para todos. Espero que o projeto continue sempre, ajudando as entidades e que a cada ano, as pessoas possam se engajar mais e aumentar a
arrecadação", ressaltou. Representando a Câmara Municipal, o vereador José
Carlos Leme de Oliveira disse que o Poder Legislativo é parceiro na campanha. "O projeto tocou os alunos e os funcionários das escolas. Parabéns pela iniciativa e que se repita por várias vezes", concluiu.
As entidades receberam também 300 litros de leite que foram arrecadados durante o amistoso entre o CAV (Clube Atlético Votuporanguense) e a equipe de Barretos, no Estádio Municipal Plínio Marin, no final de abril.
Campanhas anteriores do Fundo Social
O 18º Arrastão da Solidariedade de Votuporanga, evento realizado pelo Fundo Social de Solidariedade e Rotary Club 8 de Agosto, arrecadou 45 toneladas em abril. A quantidade foi menor do que o esperado, uma vez que a expectativa era de superar 48 toneladas de materiais. No começo do ano, duas carretas saíram de Votuporanga para dar apoio às vítimas das tragédias ocasionadas pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro.