Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O conferencista e articulista do jornal A Cidade, Orson Peter Carrara, é co-autor da obra "O Jovem Espírita Quer Saber". A iniciativa foi do Grupo de Esperanto Pac-horo e da Associação Editora Espírita F.V. Lorenz, qu reuniram 25 escritores e palestrantes para responder perguntas de inúmeras Mocidades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro, em um único livro.
A obra traz os escritores Raul Teixeira, Richard Simonetti, Sergio Felipe, Dalva Silva Souza, André Trigueiro, Sandra Borba, Carlos Augusto Abranches, Ney Lobo, entre conhecidos autores do movimento espírita. "As diferentes mocidades apresentaram as perguntas que foram direcionadas aos diferentes entrevistados e o resultado aí está, materializado em mais uma obra de divulgação e estudo espírita: O Jovem Espírita Quer Saber, e com o subtítulo Questionamentos de Inúmeras Mocidades, que 25 Escritores Espíritas respondem", disse Orson, em entrevista ao jornal A Cidade.
Temas como namoro, homossexualidade, sexo, drogas, timidez, depressão, suicídio, morte, aborto, pais adolescentes, gravidez na adolescência, família, conflitos de gerações, arte, mídia, violência e meio ambiente. "A obra é um referencial para as mocidades espíritas, orientando os jovens e propiciando valiosas perspectivas de debates e estudos à luz do Espiritismo", destacou.
A obra
Na apresentação da obra, indica a equipe de coordenação: “(...) um livro de muitas páginas com perguntas que vão de uma aparente ingenuidade à profundidade que nos faz refletir sobre nossa essência e nosso comportamento na família, no centro espírita, na sociedade (...)”. E completa em outro trecho: “(...) Foi um esforço de muitos meses e de inúmeras mãos unidas e mentes afinadas, com o objetivo único de levar esclarecimentos, fazendo com que o jovem espírita cada vez mais questione, participe da sociedade de uma forma consciente e colabore, de fato, com todo vigor de jovem, para a construção de um mundo mais justo e fraterno, no qual, definitivamente, os ensinos do Cristo estejam em nossos corações! (...)”. O prefácio, assinado por Marcelo Teixeira, coloca “(...) a presente obra, que tive a honra de revisar, é fruto do trabalho de muitas mentes sintonizadas com os anseios, dúvidas e expectativas dos jovens que lotam as mocidades nos centros espíritas, cada vez mais cheios de gente em busca de respostas consoladoras. (...)”. E mais adiante completa: “(...) nomes (...) do movimento espírita, se reúnem nas páginas seguintes para responder perguntas de jovens espíritas (...) em temas que inquietam o jovem de hoje, de ontem e de amanhã mas que, interpretados à luz da doutrina codificada por Kardec, ganham o tão consolador caráter que o Espiritismo sabe ter.(...)”.
"E como não poderia deixar de ser, o livro está abrilhantado com uma síntese
biográfica do notável Leopoldo Machado, em matéria extraída do livro Personagens do Espiritismo, de Antonio de Souza Lucena e Paulo Alves Godoy, edição FEESP. Referido seareiro foi verdadeiro marco no incentivo às novas gerações com a criação das Mocidades Espíritas e das Escolas Espíritas de Evangelização para a Infância", contou o escritor.
Importância do livro
O articulista do jornal A Cidade falou sobre a obra. "A considero oportuníssima,
especialmente considerando as dificuldades da sociedade atual, sendo os jovens muito atingidos pela violência, pelas drogas e pela desorientação moral vigente", ressaltou.
Ele também falou sobre a relação dos jovens com a religiosidade. "A religião é alimento para alma, elemento fundamental para a serenidade e o equilíbrio. O caos
social vigente é resultante da falta de Deus nos corações", concluiu.
O livro "O Jovem Espírita Quer Saber" já está disponível para download gratuitamente
através do site :
http://www.4shared.com/document/rUFsIKUa/O_Jovem_Espirita_Quer_Saber_-
_.html