Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O Fliv (Festival Literário de Votuporanga) chegou ao fim e com o resultado positivo. Durante o período de 25 a primeiro de maio, a Praça Santa Luzia recebeu dezenas de pessoas de Votuporanga e região, na busca de livros acessíveis e de cultura.
Como o último espetáculo da noite, o cantor Almir Sater atraiu centenas de pessoas para o seu show. Nem mesmo a chuva atrapalhou o pique do público que se emocionou com seu estilo caipira.
Por conta do sucesso, a Prefeitura já confirmou que uma segunda edição será realizada do Festival. Será de 1 a 6 de maio. "Na minha opinião, o primeiro e grande passo já foi dado e a próxima edição será melhor ainda. A participação da população nos surpreendeu e realmente demonstrou pleno interesse em cultura", disse a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Eliane Baltazar Godói.
Em entrevista, Eliane demonstra orgulho do evento. "Com certeza a expectativa foi em muito superada. Superou em número de participantes, superou em resultado
qualitativo, em participação e divulgação do Fliv por internet", afirmou.
O Fliv teve em sua programação nomes da literatura nacional, projetos literários nas escolas, oficinas, mesas de debate, capacitação para professores, encontro com autores, venda e distribuição gratuita de livros para as crianças. Atrelado ao evento, estavam o 8º Fórum Internacional de Dança e a Festa do Trabalhador. O Festival tem como missão transformar o município numa cidade de leitores, incentivando a leitura, desde a infância, com iniciativas que democratizem o acesso aos livros.