A reeducação alimentar é uma escolha de vida. Tem que ter vontade e determinação
O inverno vem chegando e com ele aquela fome danada, aquela vontade de beliscar o dia inteiro, aquela vontade de bebericar chocolate quente a toda hora.
Quando chega a noite, é a vez de vinho quente e sempre acompanhado de algo para comer, o que pode ser uma suculenta sopa. E como é bom degustar tudo isso!
O corpo precisa de energia extra para se manter aquecido e é aí que mora o perigo.
Os quilinhos extras às vezes serão notados apenas quando o calor voltar e aquele vestidinho que você adora ficar apertado nos quadris. Daí, “bate o desespero” e o jeito é passar fome, malhar bastante porque a gordurinha extra tem que ir embora depressa e você entra no esquema do “efeito sanfona”.
É bom sermos justos e não culparmos apenas o frio pelo aumento do peso, a ansiedade e a preguiça também colaboram para isso. Quando se está ansiosa ou ansioso demais, aumenta a produção do cortisol e aí vem aquela vontade de comer alimentos ricos em gorduras e carboidratos, neste sentido o chocolate lidera a lista dos mais consumidos.
A preguiça, bem ela não deixa que ninguém se mexa do lugar, o sofá e uma boa tigela de pipoca acompanhada de refrigerante, ou do chocolate quente já que estamos falando do inverno, são os seus melhores conselhos. Está feito o estrago.
Erga a cabeça e olhe-se no espelho. Seja honesta, você não quer os quilos extras do inverno, então preste atenção no que você come.
Primeiro passo: mexa-se. O frio não é desculpa para deixar de caminhar ou de ir à academia, mesmo porque conforme você se mexe, automaticamente aumenta a temperatura do corpo.
E ainda, você pode aproveitar para dar uma incrementada no seu “enxoval” de ginástica adquirindo camisetas mais quentinhas ou agasalhos mais transados.
O mais difícil mesmo é a alimentação. Com o frio, nem sempre temos vontade de comer saladas, mas encare-as como se fossem remédio, daqueles contínuos. O mesmo vale para as frutas, sendo que algumas delas podem virar frutas em calda, cozidas com adoçante culinário, ou ainda assadas no forno, as quais você pode comer normas, ou em temperatura ambiente. O nosso assunto não é exatamente culinária, mas vai aqui uma dica. Descasque as bananas e polvilhe com canela. Leve ao micro-ondas por 1 minuto e meio. Ficam deliciosas.
Use e abuse dos chás quentinhos. Quanto às sopas, procure opções saudáveis, como, por exemplo, caldo de carne magra ou de peito de frango acompanhados de legumes. O chocolate quente pode ser feito com leite desnatado e achocolatado diet, mas mesmo assim fique de olho na quantidade consumida.
O segredo é escolher os alimentos corretos, sempre de olho nos açúcares e gorduras.
Cuidar da alimentação ajuda a ter um corpo saudável e, como consequência, mais magro, no entanto não se esqueça que cada um é de uma maneira, cada pessoa tem as suas características orgânicas, por isso não dê tanta importância aos modelos estabelecidos pela mídia.
Ser bonita, ou bonito, tem muito a ver com estar feliz consigo mesmo, ou seja, a beleza é um estado de espírito.
Encare a vida de maneira natural, aceite as suas limitações, valorize-se, saiba que você é uma pessoa única, não descuide do lado espiritual. À medida que tiver paz consigo mesmo, tudo acontecerá normalmente, ou seja, não haverá compulsão alimentar, a escolha de alimentos saudáveis será um hábito e não um grande sacrifício.