Que o evento mais romântico e badalado dos últimos tempos aconteceu há alguns dias todos nós sabemos, e eu, não poderia deixar de comentar dele aqui. Foi um evento de tamanha repercussão,digo, o planeta todo esteve voltado para a manhã da sexta-feira, no dia 29, ou quase parte dele.
O que me levou a comentar neste domingo foi o que chamou minha atenção e imagino, que a da maioria das pessoas que ali assistiam; seriam os chapéus usados pelas convidadas na cerimônia. Excêntricos para alguns, modernos para outros, este adereço se fez presente em diversos modelos e conquistou com certeza o planeta, que com olhar crítico se perguntava o porquê de tal adereço em todas as convidadas.
Para quem desconhece, o uso deste chapéu como acessório nos casamentos é uma tradição inglesa, por estar no protocolo, e principalmente durante eventos reais. Os chapéus usados na maioria das vezes levam diversos tipos de ornamentos, como flores e plumas, como notam. O adereço dá um ar de importância, status e requinte, a rainha Elizabeth II, por exemplo, dificilmente aparece em público sem um chapéu.
Uma tradição da realeza britânica, o chapéu também ganha especial destaque durante a corrida de cavalo Royal Ascot, um dos mais clássicos eventos da alta sociedade britânica, e também é muito usado em casamentos americanos. Aqui no Brasil, aparece em prêmios e em requintados casamentos de dia e chás à tarde.
Para quem se interessou em usar este adereço, segue abaixo algumas dicas
Casamento - Chapéu deve ser usado somente em festas de dia. Os indicados são os ornamentados, como os modelos capeline (de aba reta, longa e grande), o breton (reto com aba levantada na ponta) e o queen (são os de sisal, com aba virada para a cima - é o modelo mais usado pela Rainha Elizabeth II). Os chapéus custam de R$ 500 a 600. Já quando a festa de casamento é à noite, o ideal é usar arranjos, como as casquetes (mistura de tiara e chapéu. Enfeite muito usado por Kate Middleton) e os fascinators (enfeite usado na lateral da cabeça, entre os olhos e a orelha).
Chá à tarde (ou prêmios) - Chapéu de palha é sempre o mais indicado, como o modelo bangkok - grande e armado.
E quem pode usar?
Todo mundo, desde jovens a pessoas de idade. Nas mulheres magras e altas, qualquer modelo cai bem. Já nas baixas e mais gordinhas, o indicado são os chapéus pequenos com copa maior. Mas, claro, tudo vai depender do biotipo da pessoa.