O Procon dá várias dicas para quem vai fazer compras para presentear sua alma gêmea
O Procon dá várias dicas para quem vai fazer compras para presentear sua alma
gêmea neste Dia dos Namorados, comemorado no domingo (dia 12). Confira:
– Preços - Sempre pesquise os preços e as formas de pagamento.
– Flores e cestas de café da manhã - Procure floriculturas ou empresas especializadas com referência de conhecidos que já utilizaram os serviços.
– Restaurantes e casas noturnas - A cobrança da taxa de serviço (ou gorjeta) é
opcional ao consumidor.
– Roupas, calçados e acessórios - A etiqueta de identificação da mercadoria é
obrigatória para todos os itens, em caso de troca.
– Cosméticos e perfumes - O Procon sugere que os consumidores fiquem atentos ao rótulo dos produtos.
– Produtos importados - Todas as informações do produto, como composição, data de fabricação, prazo de validade e identificação completa do importador, devem ser claras, precisas e em língua portuguesa.
– Compras pela Internet ou fora do estabelecimento comercial - Quem optar por
comprar seu presente pela Internet deve se assegurar de que tanto os responsáveis pelo site quanto as mercadorias ofertadas são de confiança.
– Eletroeletrônicos – É recomendável testar os aparelhos antes de levá-los para casa.
– CDs, DVDs e publicações - De acordo com a legislação, estes tipos de produtos precisam estar lacrados para a venda. Por essa razão, itens já abertos nas prateleiras
devem ser motivo de desconfiança.
– Celulares - No caso dos telefones celulares, lembre-se de que o aparelho deve ser adquirido em lojas autorizadas, o que garante a procedência e a habilitação. O produto deve vir lacrado e dentro da embalagem original, que tem que conter a relação da rede autorizada para assistência técnica, além do manual de instrução e do termo de garantia contratual.
– Vale-presentes - Para quem estiver na dúvida sobre o que comprar para seu parceiro ou parceira e optar pelo “vale-presente”, algumas dicas: defina com o lojista e anote o que consiste o vale-presente na nota fiscal (tipo de artigo, tamanho, cor, marca etc.) e se existe um prazo para usá-lo.