Sipat
Membro da Comissão Organizadora, Rogério Garcia Moreira falou sobre a 6ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) na sessão da Câmara. Ele destacou que prevenção não faz mal a ninguém, principalmente no que se refere a acidentes de trabalho e pediu a presença da população no evento.
Transporte
O vereador Meidão Kanso foi o primeiro a se pronunciar na sessão de segunda. Ele considerou como vergonhoso o transporte escolar em Votuporanga e o comparou com a época de lavoura. De acordo com o vereador, os alunos acordam de madrugada para pegar o transporte na área rural, que vai até o Rio São José.
Providências
Meidão disse que conversou com a secretária de Educação, Eliane Godoi, e que ela confirmou que estes estudantes frequentam as unidades escolares do período da tarde e pediu para que abrangesse os da escolas públicas que também utilizam este serviço.
Merenda
O vereador também falou que pediu providências da secretária de Educação com relação à merenda da escola Terezinha Guerra. Ainda de acordo com Meidão, ela destacou que está tomando as medidas necessárias no sentido de que seja resolvida a situação. Algumas mães reclamam de disenteria nos filhos.
Eleição
Meidão lembrou que em setembro será realizada a eleição para o Conselho Tutelar com 12 pessoas do sexo masculino e três do feminino. Ele falou da lei que elaborou para que tivesse no Conselho Tutelar duas mulheres como titulares. O vereador fez um apelo para que sejam eleitas mulheres.
Caótico
Já o vereador Eliezer Casali retomou o assunto da semana passada na tribuna quando falou do trânsito caótico na avenida João Gonçalves Leite. Foi realizada uma reunião com o tenente Ramos, da Polícia Militar e os vereadores. Ele destacou que faltam policiais efetivos.
Solução
Segundo Eliezer, o tenente Ramos possui um diagnóstico do mapa do problema da avenida e se comprometeu a traçar uma solução, principalmente nos finais de semana. Ele sugeriu colocar o efetivo da parte administrativa para fazer o policiamento nos horários de pico.
Toque
Emerson Pereira encaminhou um ofício ao presidente da Câmara, Osvaldo Carvalho, para que seja feita uma reunião com o intuito de discutir a implantação do toque de recolher escolar no município. Ele contou que teve apoio da população para que se tenha debate na cidade.
Dados
O vereador Emerson apresentou um dado sobre a necessidade da implantação do toque de recolher escolar. Segundo ele, de janeiro a julho, somente a escola Esmeralda está com 76 alunos com evasão escolar. Ele destacou que é preciso mudar esta situação.
Aborto
O presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Carvalho da Silva, fez convite para a sociedade com relação a audiência em que será discutido e elaborado um documento sobre a legalização do aborto. O evento será no próximo dia 1º, a partir das 20 horas, na Casa de Leis.
Creches
O candidato ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, do PSDB, prometeu construir 1.200 creches em todo o Estado, caso eleito, em parceria com as prefeituras. “Incluímos no nosso programa de governo verba de R$ 1 bilhão de reais para ajudar as prefeituras a construírem as creches”, disse.
Saideiras
Ficha Limpa - O deputado federal Paulo Maluf (PP) teve sua candidatura à reeleição rejeitada pelo TRE paulista, em atendimento à Lei da Ficha Limpa. Por 4 votos a 2, o plenário do TRE decidiu que Maluf não pode concorrer porque tem uma condenação colegiada no Tribunal de Justiça por improbidade administrativa.
Frangos - Maluf foi condenado pela 7.ª Câmara do TJ por compra superfaturada de frangos no período em que era prefeito de São Paulo, em 1996.
Ruim - Para os também candidatos a deputado federal do PP Vadão Gomes (Estrela d Oeste) e Liberato Rocha Caldeira, ( Valentim Gentil), a rejeição da candidatura de Maluf não é nada boa. Acontece que o deputado paulista tem uma expectativa de votação acima de 600 mil votos e poderia, neste caso, levar outros candidatos com ele para a Câmara Federal.