Quase 100
Ainda não somos 100 mil votuporanguenses. A população de 92.768 habitantes, divulgada nesta semana pelo IBGE, mais uma vez frustra as nossas autoridades e lideranças políticas. Não se pode negar que o Poder Municipal investiu em infraestrutura nos últimos anos e deixou Votuporanga pronta para uma população até 120 mil habitantes. Mas o crescimento populacional ainda está aquém das expectativas. Como sempre esteve.
Crescimento
Votuporanga se consolida como a maior cidade em índice populacional na região de Rio Preto. Fica atrás de Rio Preto e Catanduva. Nos anos 60 e 70 a concorrente direta era Fernandópolis, que aparecia apontada como privilegiada pela sua posição geográfica e teve um surto de crescimento com a construção da barragem de Água Vermelha e a ponte interligando ao Estado de Minas. Mas isso foi temporário.
Reação
Votuporanga cresceu naquelas décadas, oferecendo mais emprego. Com o seu polo industrial em expansão, muitas famílias vieram para trabalhar na indústria moveleira. Talvez tenha sido naqueles anos o maior índice de crescimento populacional da cidade. Votuporanga faltava mão de obra.
Leia a íntegra na edição impressa ou on line