Coacavo/Coopercitrus
A reunião de ontem no auditório da Associação Comercial, com objetivo de expor a incorporação da Coacavo – Cooperativa de Agronegócios, pela Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, não teve o público desejado, mas a reunião foi altamente esclarecedora.
Detalhes
O agrônomo Osvaldo Pereira Caproni, até então presidente da Coacavo, falou pouco e passou a bola para o diretor presidente da Coopercitrus, José Vicente da Silva, que, de fato, é quem tinha o discurso pronto para detalhar o que representa para Votuporanga aquela incorporação da cooperativa.
Liderança
No auditório, a maioria dos presentes era comerciante e o pessoal da imprensa. Entre as lideranças do município estavam o presidente da Câmara Municipal, Osmair Ferrari, e o promotor do evento, o presidente da Associação Comercial, Celso Penha Vasconcelos.
CredLíder
Mais uma vez ficou esclarecido que a CredLíder não faz parte do patrimônio da Coacavo, incorporado pela Coopercitrus. A CredLíder continua com a sua diretoria própria e administrada por gente genuinamente votuporanguense, mantendo as suas agências de Votuporanga, Valentim Gentil e General Salgado.
O prédio
Quando se fala em Coacavo, o primeiro patrimônio que vem à cabeça é a valiosa sede da cooperativa, instalada em ponto central na rua São Paulo. Hoje aquele salão comercial pertence a CredLíder. Assim, a Coopercitrus, a princípio, vai pagar aluguel daquele imóvel. Quanto ao silo graneleiro, este vai para a Coopercitrus.
Bate e rebate
Mudando de assunto, o chanceler Aloysio Nunes disparou nesta semana em direção ao presidenciável, deputado Jair Bolsonaro: “se pegar as ideias dele e espremer, não cabe em um pires. As ideias dele... Distribuir arma para a população? É uma loucura. Onde já se viu? Além de uma coisa raivosa contra os homossexuais. Não creio que essa figura possa ter maioria absoluta para governar o país”, disse o senador numa entrevista ao Datena, na Bandeirantes.
O troco
Ao ouvir as provocações de Aloysio Nunes, o deputado Jair Bolsonaro deu uma resposta à altura e foi na lata: “não quero ser deselegante, mas as ideias de Aloysio Nunes transbordam de um vaso sanitário”, contra-atacou.
A pesquisa
Em levantamento feito pelo Datafolha e divulgado na última segunda-feira, o deputado Celso Russomano (PRB) está na liderança entre os possíveis candidatos ao cardo de governador de SP, para 2018. Ele tem 25% das intenções de votos contra 18 pontos do prefeito de SP João Dória (PSDB).
Rodrigo
A mesma pesquisa dá quatro por cento percentuais de intenção de votos para o deputado federal da região e hoje licenciado para ocupar o cargo de secretário estadual de Habitação, Rodrigo Garcia. Com este número, Rodrigo empata com o seu padrinho político e que já foi prefeito de SP, Gilberto Kassab.
Em baixa
Com apenas 2% de intenção de votos, aparece o atual vice-governador Márcio França (PSB) que também pleiteia a indicação do seu nome pelo grupo tucano. Já dizem que o destino de França é assumir o governo do Estado, temporário, que será aberto com a saída de Alckmin que para disputar a presidência da República.
Em baixa II
Apesar de aparecer como o segundo colocado na pesquisa de intenção de votos, dizem nos corredores do Palácio dos Bandeirantes que o governador Geraldo Alckmin não está nada satisfeito com o seu afilhado, o prefeito de SP, João Dória, depois que este tentou dar-lhe uma rasteira no PSDB na indicação do candidato a presidente em 2018.
É agora
Neste cenário exposto aqui, o deputado e secretário Rodrigo Garcia está esfregando as mãos. Se ele crescer um pouco mais nas pesquisas pode ganhar a indicação do grupo tucano de Alckmin, para concorrer ao governo de São Paulo. É tudo o que ele quer.
Feriadão
O funcionalismo público municipal pode programar um final de ano mais tranquilo e com o chinelo nos pés. Em Rio Preto, o prefeito Edinho Araújo já se antecipou e decretou ponto facultativo para os dias 22 e 29 de dezembro. São as duas sextas-feiras que antecedem o Natal e Ano Novo. Então, feriadão começa no dia 22 e prosseguem dias 23, 24, e 25. Na outra semana repete a dose.
E mais:
No dia 26 de dezembro e no dia 2 de janeiro, a Prefeitura só vai funcionar a partir das 12h. Afinal, ninguém é de ferro.