Prefeito na Câmara
Como prevê a Lei Orgânica do Município, cabe ao prefeito a reabertura do ano legislativo. Isto quer dizer que o prefeito João Dado vai ocupar a tribuna da Câmara, nesta segunda-feira (22), para o reinício dos trabalhos legislativos. E mais: um calhamaço de projetos e requerimentos podem entrar em pauta para apreciação na Ordem do Dia.
Sessão coruja
Se todos os projetos previstos para serem votados entrarem em pauta e o prefeito se alongar no seu pronunciamento, podem esperar uma Sessão Coruja, ou seja, daquelas que não tem hora para acabar. O presidente Osmair Ferrari sabe disso e dizem que até já conversou com o prefeito para ser o mais breve possível no seu pronunciamento. Fala bem, mas fala pouco.
Audiência pública
Para expor cada um dos projetos que podem entrar na Ordem do Dia, na sessão da Câmara de amanhã, o titular do setor contábil da Prefeitura, Deosdete Vechiatto, participa de uma audiência pública antes do início da primeira sessão ordinária do ano.
Urgência
Pelo menos dois projetos que podem ser apreciados amanhã, na Câmara, requerem urgência na sua aprovação. Um deles é o que se trata da transposição da linha férrea que já foi um tanto debatido no final do ano. O outro é sobre a parceria com a Construtora Planalto para a construção de Creche e Unidade de Saúde no novo bairro Nova Vida.
Público
Por outro lado, sempre que o prefeito vai falar na Câmara costuma ser prestigiado pelo secretariado. Habitualmente, no seu pronunciamento, o prefeito discorre sobre obras e projetos e daí a importância do secretariado que dá o aval à sua fala. Mas nem todos os prefeitos tiveram esse privilégio. Já teve chefe do Executivo que não foi prestigiado nem pelo vice.
Repercussão
A matéria com chamada de capa da edição de ontem do jornal A Cidade ganhou ampla repercussão. A proibição de circulação de carroças nas ruas de Votuporanga, que está em estudo como anteprojeto nas Comissões da Câmara Municipal, pode dar “pano pra manga”. A iniciativa é do vereador Chandelly. Se confirmar o protesto, vai chover coalheira no plenário.
E o rodeio?
Sobre o assunto, um dos nossos fiéis leitores enviou mensagem questionando a realização de rodeio, onde, segundo, sacrifica-se muito mais do que puxar carroça. E ele pergunta: “mas tocar a espora em cavalos (e bois) para pular, isso pode?”, numa clara alusão ao que acontece na Festa de Peão.
Veto
Falando nisso, o governador Geraldo Alckmin (PSDB), como era de se esperar, vetou na última sexta-feira o projeto que instituía o programa “Segunda Sem Carne” em restaurantes e refeitórios de órgãos públicos em todo o Estado. O projeto havia sido aprovado na Assembleia Legislativa no final do ano passado e gerou polêmica.
Alfinetada
O deputado Carlão Pignatari (PSDB) aponta que o vice-governador Márcio França está na dele em fechar alianças para viabilizar a sua candidatura a governador de SP. Ironiza o deputado: “ele reúne os partidos como o dele (PSB) que sempre apoiaram o Lula”. Recorda-se que França quer o apoio de Alckmin para sucedê-lo no Palácio dos Bandeirantes.
Festa
Mudando de assunto, para abraçar o amigo Orlando Beretta pelos seus 88 anos bem vividos, esteve em Votuporanga, na última sexta-feira, o juiz de direito Evandro Pelarin, titular da Infância e Juventude da Comarca de Rio Preto. O magistrado, que fez história na sua passagem pela Comarca de Fernandópolis, já é o nome em evidência no judiciário de Rio Preto.
Luto
Foi sepultada ontem, em Santa Fé do Sul, Kataline, filha da conhecida e competente assessora parlamentar legislativa do deputado Itamar Borges, Mara Amaral. Ela foi vítima de um AVC isquêmico no domingo passado e faleceu na Santa Casa de Fernandópolis.
Velório
Representação política de toda a região se fez presente ontem no velório de Kataline. De Votuporanga, o PMDB local foi representado pelo vereador Marcelo Coienca e o administrador e dirigente do partido, Walter Trindade, ex-superintendente da Saev.
De saída
Estamos de volta para o futuro após temporadinha de “férias” no “Anote Aí”. Agradecemos a compreensão. Afinal, ninguém é de ferro!