O Brasil para
O julgamento do recurso do Lula pelo Tribunal Regional Federal, da 4ª Região de Porto Alegre é a expectativa do Brasil para esta quarta-feira. A decisão pode deixar o petista inelegível para a eleição presidencial deste ano.
Manifestação
Nos grandes centros, grupos a favor e contrários ao Lula fazem manifestação. Em algumas cidades, ainda no dia de ontem, houveram carreatas. De diversos pontos do interior seguem caravanas na madrugada de hoje para engrossar o manifesto programado para a avenida Paulista em SP.
Tudo calmo
Votuporanga acompanha o julgamento de “camarote”. Os petistas não programaram protesto e alguns deles devem engrossar o movimento previsto em Rio Preto. Já aqueles que fizeram uma grande passeata, pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff, nunca mais voltaram às ruas. Aliás, dizem que eles “quebraram a cara”. Contrariando o Tiririca: “pior do que tá, fica”.
E tem mais....
Qualquer que seja o veredito no julgamento de hoje, o assunto não acaba. Se for condenado, Lula vai recorrer. Nos meios jurídicos o comentário é de que Lula só ficará em “maus lençóis” se for derrotado por 3 a 0. Qualquer outro resultado no julgamento lhe abre as possibilidades de disputar a eleição.
Avenida Nabuco
Mudando de assunto, o esperto vereador Meidão apresentou na última sessão da Câmara um projeto de lei que pode por fim a uma polêmica: o caso de falta de reconhecimento ao ex-prefeito Hernani de Matos Nabuco. O edil propôs a mudança de nome da avenida da Coacavo – uma das entradas da cidade pela rodovia Péricles Beline.
Ginásio de Esportes
O nome do ex-prefeito Nabuco está perpetuado num Ginásio de Esportes, de pouca expressão, situado no Jardim Santo Antonio. Reconhecidamente, o ex-prefeito não era muito adepto ao mundo esportivo. Talvez, até por isso, os amigos e a própria família do homenageado, não digeriram bem o reconhecimento público com o nome naquela praça esportiva.
Justiça
Outros ex-prefeitos ostentam nomes de avenidas importantes da cidade. Leia-se avenida João Gonçalves Leite (Assary) e mais recentemente a avenida Mário Pozzobon, que corta uma região promissora da cidade. O ex-vice prefeito Onofre de Paula é detentor do nome de uma avenida famosa nos proximidades do Tiro de Guerra.
Veja esta
Corrigindo o erro, com o reconhecimento ao nome do respeitado prefeito Nabuco, os vereadores, em especial o Meidão, bem que poderiam encontrar uma outra via, ou logradouro público de expressão, para uma outra justa homenagem esquecida. Falta o ex-prefeito Luiz Garcia De Haro.
Represa
Assim como os partidários de Nabuco não acataram o nome dele numa praça de esportes de pouco conhecimento popular, o prefeito Luiz De Haro, que sucedeu o Nabuco, hoje simplesmente empresta o nome a represa de água da Saev (pasmem!). Pouca gente sabe disso.
Indústria e cultura
Enquanto Nabuco, na sua segunda administração foi bem-sucedido na diversificação agrícola (maracujá e bicho da seda), o professor Luiz De Haro avançou com a criação do Distrito Industrial e investiu alto no setor da cultura do município. Esse também merece um reconhecimento maior. Fica a sugestão.
Algemas
Só para não perder o foco da notícia, registramos que o juiz Sérgio Moro intimou a Polícia Federal a esclarecer o uso de algemas nas mãos e nos pés do ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, na semana passada em Curitiba. Ontem, comentamos nesta coluna que o fato gerou polêmica.
De saída:
A decisão do STF de 2008, conhecida como “sumula das algemas” autoriza o uso do equipamento “exclusivamente em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros”.