Câmara
A semana política começa com a retomada das atividades legislativas em Votuporanga. Conforme noticiado, a nova mesa diretora da Câmara realiza nesta segunda-feira, dia 28, a sua primeira sessão ordinária do ano, sob a presidência de Mehde Meidão.
Público
Como normalmente acontece, a primeira reunião do ano costuma ser prestigiada por um público maior que o habitualmente acompanha os trabalhos legislativos. Contudo, na pauta, nenhuma matéria que possa gerar discussão polêmica.
Liquida Votu
A Associação Comercial trabalha uma grande promoção do comércio local marcada para o período de 7 a 16 de março. Conforme noticiado, o lançamento deu-se na quinta-feira, dia 24, oportunidade em que foram revelados os valiosos prêmios que serão sorteados entre os consumidores.
O presidente
Por conta do lançamento da promoção do comércio, esteve na Cidade FM, para a entrevista do dia, o presidente Valdeci Merlotti. Ele, como sempre, “vendendo otimismo”, aposta que a nova campanha vai acontecer num tempo ideal e já superada a euforia das festas de fim de ano.
A propósito,
Valdeci Merlotti está muito bem no cargo que ocupa. Sem perder o jeito humilde ser, ele tem superado os desafios naturais que surgem no exercício da função e dá uma atenção especial ao chamado pessoal da imprensa. É gente que gosta do que faz.
Em baixa
A rede de Supermercados Laranjão protocolou pedido de recuperação judicial na última sexta-feira, dia 25. Na ação, consta que o valor da dívida do grupo com fornecedores e bancos é de R$ 65,8 milhões. A empresa conta com sete lojas distribuídas em Rio Preto e região.
Intervenção judicial
A empresa pede liminar à Justiça para que sejam suspensas, por seis meses, qualquer tipo de cobrança de dívidas, além de cancelar também parcelas de financiamentos. Há pedido para nomeação de um administrador judicial durante o período de intervenção da justiça.
Repercute aqui
Votuporanga foi prejudicada pela crise na rede de Supermercados Laranjão. A cidade perdeu recentemente uma das mais belas lojas da rede, construída recentemente, no espaço do antigo estádio “Plínio Marin”.
AMA
Outrora, uma das representações políticas mais atuantes, a AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense), entidade que congrega os prefeitos da região, perdeu expressão política, exatamente pela sua inoperância. Ontem, deu-se a eleição da nova diretoria e o prefeito de Jales, Flá Prandi é o presidente eleito.
Objetivo
A Associação dos Municípios foi criada ainda nos anos 70 para dar representatividade aos pleitos da região. Antes era a AMOP (Associação dos Municípios do Oeste Paulista), que foi decisiva na reivindicação de recursos para a construção da ponte rodoferroviária, sobre o rio Paraná, e, já naquela época, reivindicava a duplicação da rodovia Euclides da Cunha.
A dupla
Nunca é demais lembrar que as reuniões da AMOP no passado projetaram dois grandes políticos da região: Roberto Rollemberg (de Jales) e Edinho Araújo (de Santa Fé do Sul), o primeiro falecido após exercer alto posto no cenário político nacional.
Novos tempos
Com o passar do tempo, a AMOP perdeu espaço e os prefeitos migraram para a AMA que reúne os municípios da região de Rio Preto. O ex-prefeito de Valentim Gentil, Liberato Caldeira fala pela representação da AMOP, mas não tem a mesma expressão de outros tempos. Hoje quem aparece é a AMA.
Reivindicações
Flávio Prandi, prefeito de Jales, elencou as principais reivindicações de interesse de toda a região. Uma delas trata da linha férrea, com a renovação do contrato de concessão com a Rumo. São 31 intervenções previstas no Estado de SP. “Precisamos trabalhar para priorizar a região”, afirma o novo presidente.
Lixo
Outro projeto de interesse regional, segundo o novo presidente da AMA, é formar um consórcio entre os municípios para transformar o lixo em energia para a manutenção de estradas municipais.
Interlocutor
Flá afirma ainda que ele será um “elo importante” nas discussões dos prefeitos com governo do Estado, e destaca: “assim como será a participação dos prefeitos de cidades maiores como o de Rio Preto e Votuporanga”, disse em entrevista ao Diário da Região.
De saída:
A eleição do novo presidente da AMA deu-se ontem, em Rio Preto. Flá Prandi liderou chapa única formada com 20 prefeitos da região. A AMA é composta por 126 prefeitos.