Clima tenso
O clima nos corredores da Câmara Municipal de Votuporanga não está nada leve nos últimos dias. A nossa reportagem tem estado na Casa de Leis praticamente todos os dias. Por tudo o que está acontecendo – dois processos de cassação –, tem vereador que quer passar bem longe da imprensa. Eu, hein!
Prefeitura
Já nos corredores da Prefeitura, o que se diz é que tem vereador querendo inverter a questão, uma vez que, independente do denunciante, o foco da discussão ou o foco dos vereadores que farão a análise deve ser passível de erro e não quem fez a denúncia. Afinal, quem não deve, não teme.
Eleição
O Sindicato Rural de Votuporanga, obedecendo as normas estatutárias, realiza eleição de diretoria no próximo dia 26 de fevereiro . A única chapa inscrita que está concorrendo ao pleito mantém na presidência o conhecido professor Uélinton Garcia Peres, que cumpre o seu segundo mandato.
Em alta
Com uma ampla sede instalada em ponto nobre da cidade, nas proximidades da área do shopping, o Sindicato Rural de Votuporanga pode se orgulhar do seu patrimônio físico. A entidade possui sede em uma ampla área, além de imóvel ultra valorizado no ponto alto da rua Amazonas (hoje alugado para um estabelecimento comercial), além de uma fazenda que está arrendada.
O presidente
Bem no seu estilo rígido e determinado de administrar, Uélinton Garcia Peres comanda o Sindicato Rural de Votuporanga com absoluta seriedade e transparência. Ele tem o apoio dos associados e conduz as finanças da entidade a mãos de ferro.
A história
Aliás, seriedade e determinação sempre foram marca registrada na vida do prof. Uélinton. Ele foi diretor da Escola Pieroni, mas como administrador notabilizou-se pela sua passagem como diretor do Colégio Técnico Agrícola. Saiu de lá com méritos e reconhecimento dos alunos e dirigentes do ensino profissionalizante.
O Carnaval
Certa vez, irritado com a desorganização do desfile carnavalesco que não tinha hora para começar, o prefeito da época, João Nucci, tornou uma decisão drástica. Convidou o prof. Uélinton para assumir a presidência da Comissão Organizadora do Carnaval. Só ele para fazer cumprir as ordens em festa carnavalesca descompromissada.
Pagando mico
Uélinton já chegou avisando: “o desfile sai às 8 da noite em ponto”. No horário estabelecido só estava no ponto de partida o Carro Oficial do Rei Momo e a Rainha. Uélinton manteve a ordem e deu largada ao desfile. O Rei Momo chegou depois e teve que correr a pé para alcançar o carro, já no meio da rua. O povão que estava assistindo delirou. Não teve quem não riu.
Nasser
O nosso colaborador Nasser Gorayb, na sua coluna publicada na edição de ontem, faz referência ao Carnaval de Votuporanga e faz menção a este colunista na cobertura carnavalescas dos anos 70. Na época, a cidade se projetava com o seu grande desfile de escolas de samba. E os festejos carnavalescos despertavam o interesse da grande imprensa de SP e Rio.
Repercussão
O assunto veio a tona, a propósito do destaque que o Carnaval do Oba! alcançou ganhando espaço no “Bom Dia São Paulo”, da rede Globo, ao se referir ao melhor Carnaval do interior. O articulista lembrou que não foi esta a primeira vez que o Carnaval de Votuporanga é notícia em todo o Brasil.
Recordando
Em 1975, a Rádio Globo do Rio de Janeiro instalou link em Votuporanga e convidou este colunista para fazer alguns flashes durante o desfile das escolas. Também a Rádio Nacional de Brasília inseriu notícias do Carnaval de Votuporanga em seu noticiário. Recorda-se que na época o noticiário da televisão ainda não desfrutava da grande audiência dos dias atuais. A informação era o rádio.
De saída:
O que pouca gente sabe é que, naquele ano, o presidente da Comissão Organizadora do Carnaval era o próprio Nasser Gorayb. Pessoalmente, ele se empenhou para dar o máximo de divulgação na festa carnavalesca que a cidade realizava.