Aviso aos navegantes
Não se surpreenda se de última hora o deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) ceder a sua candidatura à reeleição para o ex-prefeito Junior Marão. É claro que hoje nenhum deles admite essa possibilidade, mas, nos bastidores da política local, dizem que o assunto veio à tona recentemente.
Em casa
O deputado Carlão poderá até estar impossibilitado de concorrer novamente à Assembleia Legislativa, mas, se isso acontecer, ele não vai desprezar o eleitorado conquistado e que hoje lhe garante a reeleição. Sendo assim, o mais cotado como herdeiro político do Carlão seria o Junior Marão. Por enquanto, são apenas hipóteses, com remotas chances de acontecer.
Paço Municipal
O prefeito João Dado está com a caneta na mão para cancelar o contrato da construção do novo Paço Municipal, obra parada e com prazo de validade vencido. Dado já teria assinado um aditivo prorrogando o contrato inicial para mais oito meses. Este prazo também já se esgotou. Resumo da ópera: o prefeito não acredita mais na retomada da obra.
Preto no branco
Como se recorda, o contrato para a construção da nova Prefeitura, anexo às obras do shopping, foi feito na administração de Junior Marão. O pagamento de tudo foi acertado na base de permutas com outros prédios de propriedade do município existente até na área central da cidade. Junior Marão esperava que a obra fosse concluída ainda dentro do seu governo.
E agora?
Se o prefeito Dado cancelar o contrato com a empresa que assumiu construir a nova Prefeitura, os imóveis públicos repassados na permuta devem retornar ao patrimônio do município. Porém, o negócio não é tão simples assim. Consta que alguns desses imóveis já teriam sido negociados com terceiros. Vai dar pano pra manga.
Interesse
Gente próxima do ex-prefeito Junior Marão garante que ele não quer nem ouvir falar em cancelamento do contrato. Pelo contrário: é ponto de honra para ele a conclusão da nova Prefeitura. Dizem que pessoalmente ele vai se empenhar para que as obras sejam retomadas.
História
Por outro lado, o prefeito João Dado não esconde que também gostaria de ver o seu gabinete numa nova prefeitura. E tem um motivo especial e familiar: o seu avô, João Gonçalves Leite, primeiro prefeito eleito de Votuporanga, viu o prédio da Prefeitura que ele construiu nos anos 40 ser demolido por outros para dar lugar a Concha Acústica.
O grande sonho
Na época da demolição do paço municipal, a Prefeitura foi improvisada num prédio da Escola Municipal, na rua Pará, onde está até hoje. Imagina o Dado reconstituindo o novo paço municipal que deve ter sido o grande sonho do seu avô. Por essas e outras, a nova Prefeitura deve ser concluída. Quem viver, verá.
Voo cego
Os tucanos paulistas podem estar embarcando numa canoa. A posse de Márcio França (PSB), sexta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, foi marcada pelo entusiasmo em torno da sua candidatura ao governo de SP. Deputados, prefeitos do interior e muitos políticos de peso marcaram presença.
Se cuide Dória
Nos bastidores dizem que o próprio Geraldo Alckmin, que deixou o cargo de governador, não esconde a sua simpatia pela candidatura de Márcio França, em detrimento ao do colega de partido João Dória. Como se recordas, este tentou atropelar a indicação de Alckmin para concorrer à presidência da República.
No PSB
Durante o babafá “jurídico-político” que cerca a prisão (ou não) do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, passou desapercebido por muitos que o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa filiou-se ao PSB, na noite de anteontem, último dia para oficializar sua entrada no partido, cumprindo uma etapa formal para se candidatar à Presidência da República em outubro. Será?