Motta
Declarado pré-candidato a deputado federal, Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários (Federação dos Comerciários do Estado de SP), será homenageado hoje na Câmara Municipal de Fernandópolis. Ele receberá o título de Cidadão Honorário. Por certo, segue caravana de Votuporanga, liderada pela Lia, do Sincomerciários.
45
Luiz Carlos Motta é detentor de 45 títulos de cidadania, fruto do reconhecimento do seu trabalho como liderança sindical no comércio. Ele destaca em seu currículo que o primeiro título de Cidadão Honorário lhe foi outorgado pela Câmara Municipal de Votuporanga. Outros municípios seguiram o exemplo.
Cuba
Passa esta semana em Cuba, em viagem de turismo, o conhecido advogado votuporanguense Jerônimo Figueira da Costa Filho, ex-diretor jurídico da Câmara Municipal. Era um sonho. Ele sempre manifestou desejo de conhecer o sistema de saúde e educação na terra de Fidel Castro. Retorna neste fim de semana contando novidades.
Rillo
O deputado estadual João Paulo Rillo (Psol) esteve em Votuporanga ontem. Ele passou pela Santa Casa, onde foi recebido pelo provedor Luiz Torrinha e anunciou emenda parlamentar de sua autoria no valor de R$ 50 mil. Depois foi direto para os estúdios da Cidade FM onde concedeu entrevista.
Psol
O deputado Rillo, que se elegeu pelo PT, mudou de partido e agora é pré-candidato pelo Psol. Ele não esconde que estava descontente com os seus colegas petistas. Todavia, ainda tem simpatia pela legenda. O seu pai, Marcos Rillo, continua no PT, ocupando cargo de vereador em Rio Preto.
Jura
Embora postulante à reeleição para deputado, Rillo terá em Votuporanga um petista como referência na sua campanha. O ex-vereador Jurandir Benedito da Silva, o Jura, é quem está lhe apresentando aos amigos e abrindo caminhos para colher votos. Jura esteve com ele na entrevista à Cidade FM.
Disputa acirrada
Não é apenas o deputado estadual Itamar Borges (MDB) que está de “cara feia” com o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, pelo pré-lançamento do seu filho Edson Araújo Filho, a deputado estadual. Segundo Rillo, o fato repercutiu mal entre os deputados de Rio Preto, Orlando Bolçone, Vaz de Lima e o próprio Rillo. É mais um para dividir o bolo.
Pedigree
Para Rillo, o filho do prefeito de Rio Preto não tem uma história de envolvimento político. Diante disso, o lançamento da sua pré-candidatura é visto como “precipitada” e pode atrapalhar o relacionamento político do prefeito com os atuais deputados da cidade.
Empate
Encomendada pela TV Bandeirantes, pesquisa Ibope divulgada nesta semana sobre a corrida eleitoral para o governo de SP mostram-se tecnicamente empatados os pré-candidatos João Dória (PSDB) e Paulo Skaf (MDB). Dória tem 24% das intenções de votos contra 19% de Skaf.
Outros
O petista Luiz Marinho tem 4% e o atual governador do Estado, Márcio França, tem 3%. A margem de erro é de 3% para cima ou para baixo. Para os analistas esse quadro tende a mudar muito com a campanha eleitoral.
Acordão
Nos bastidores, contam que João Dória, ex-prefeito da capital, estaria propenso de se aproximar do emedebista Paulo Skaf para uma composição de chapa. Skaff teria convite para ser o candidato ao senado. Contudo, com 19% de intenção de voto para governador, Skaf não vai desprezar a oportunidade de concorrer a governador.
Em baixa
Porto seco deixa de funcionar em Rio Preto. A estação aduaneira instalada no Distrito Industrial foi desativada conforme publicação no Diário Oficial da União, no último dia 24. Pela publicação, o local fica impedido de receber cargas contendo mercadorias importadas ou a exportar. Lideranças políticas e empresariais de Rio Preto mostram-se surpresos com a decisão.