Novos rumos
A greve dos caminhoneiros e suas consequências mudaram as notícias da semana. Pouco se falou sobre agenda dos pré-candidatos. A maioria deles também tem evitado se manifestar sobre o movimento grevista. Todos em compasso de espera.
Pinato
Ao se declarar que “compra a briga com os caminhoneiros”, o deputado Fausto Pinato (PP), de Fernandópolis, entrou numa encruzilhada. Amigo pessoal do presidente Temer, o parlamentar vai encontrar dificuldades em fincar o pé em duas canoas. Se estiver com o presidente, ele terá dificuldades em apoiar a greve.
Rotina
Apesar do reflexo do desabastecimento de mercadorias que já se faz notar na cidade, Votuporanga mantém a sua rotina de vida normal. Ontem houve passeata pela manhã envolvendo veículos e motociclistas em apoio à reivindicação dos caminhoneiros.
Câmara
O legislativo votupo-ranguense realiza sessão ordinária amanhã e, certamente, a greve dos caminhoneiros deverá ser a tônica dos pronunciamentos na tribuna. Mas existem matérias de interesse do município na pauta dos trabalhos.
Falando nisso,
Passado o transtorno da cassação do vereador Hery Kattwinkel, os trabalhos legislativos tendem a seguir com normalidade. Algumas etapas verificadas no campo jurídico, com relação ainda ao episódio da cassação, não devem ser comentadas na Câmara. É isso que se ouve nos bastidores.
Em casa
Conforme já registrado nesta coluna, a situação está tão calma na Câmara que nem as rotineiras viagens de “interesse do município” em busca de emendas parlamentares rumo a Brasília e São Paulo tem sido feita nos últimos tempos. Seriam medidas econômicas?
Assim,
Pelo andar da carruagem, o presidente Osmair Ferrari poderá bater o recorde de devolução de dinheiro do Legislativo para o Executivo neste final de ano. Diga-se de passagem, é o seu último ano como presidente da Casa.
Eleição
Nos bastidores da Câmara já se articula a eleição da nova mesa diretora. A eleição é em dezembro e a posse na primeira sessão de 2019. Especula-se que até nesse sentido a Câmara está tranquila. A tendência é de chapa única.
A volta do decano
O vereador Meidão, decano dos vereadores, tem se apresentado como candidato único. Se confirmar, esta não será a primeira vez que ele vai presidir o Legislativo.
Passaredo
Mudando de assunto, a reunião de representantes da comunidade, liderada pelo prefeito João Dado e o vice Renatão, com representante da empresa aérea Passaredo, na última terça-feira, continua repercutindo. A pauta foi a implantação de uma linha aérea Votuporanga/S.Paulo.
Boa vontade
Se depender do empenho das lideranças políticas locais, a Passaredo poderá operar em Votuporanga. Todavia, o negócio não está tão próximo como se imagina. O fato da empresa aérea condicionar 1.000 passageiros/mês assustou a plateia.
Apoio
Na área oficial, o vice-prefeito Renato Martins é quem está pilotando esse projeto de dotar Votuporanga de uma linha aérea, a princípio bem-encaminhado com a Passaredo. Mas existem outros apoiadores incansáveis nesse projeto, entre eles o ex-prefeito Junior Marão e Ornélio Capolim.
De saída:
Nas redes sociais, alguns aproveitam a greve dos caminhoneiros para satirizar algumas conquistas políticas que não deram certo. Um deles cravou: “aqui em Votuporanga a fábrica de suco de maçã está paralisada; no aeroporto, está cancelado qualquer voo para São Paulo e o shopping não abre neste fim de semana”. É pra acabar.