Tempo quente
A próxima sessão da Câmara, na segunda-feira (14), tem todos os ingredientes para lotar o auditório. É que deve ir à votação o projeto de cassação do vereador Hery Kattwinkel (PTC). Ele é acusado, entre outros motivos, de haver infringido a Lei Orgânica do Município ao exercer a advocacia ao mesmo tempo que ocupava cargo na mesa diretora do Poder Legislativo.
Casa cheia
Recorda-se que na sessão em que a Câmara acatou a denúncia contra o vereador Hery, o auditório esteve lotado, com manifestações de vaias ou aplausos por seus simpatizantes. Contudo, havia também uma parcela silenciosa, constituída por representantes da comunidade que foram apenas acompanhar o desenrolar do processo.
Os votos
Recorda-se que para o acolhimento da denúncia, o vereador Hery teve naquela oportunidade três votos a seu favor. Os vereadores Silvio Carvalho, Emerson Pereira e Chandelly votaram pela rejeição da denúncia. Agora, para se livrar da cassação, ele precisa de seis votos.
Bate boca
Aliados de outrora, o deputado Vaz de Lima e o ex-prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes estão se pegando pelas redes sociais. A troca de direção nos órgãos regionais de governo, substituindo os empossados no governo de Geraldo Alckmin pelos nomeados agora por Márcio França, tem o dedo de Valdomiro, acusa Vaz de Lima.
Justificativa
As duas primeiras substituições foram nomeadas: Helena Marangoni e Terezinha Pachá, que assumiram, respectivamente, as direções regionais de Desenvolvimento Social e a de Saúde. As duas foram secretárias municipais quando Valdomiro Lopes foi o prefeito de Rio Preto. Vaz de Lima garante que a indicação delas tem a digital do ex-prefeito.
Assumindo
Valdomiro, que é colega de partido do novo governador, não nega as indicações. Ele conta que o governador pediu alguns currículos e ele apresentou. E justifica: “é um novo governo, é natural que haja modificações”.
Bate...
Vaz sustenta que a eleição passada foi vencida por uma chapa conjunta entre o PSB, de França, e o PSDB, de Geraldo Alckmin. “Quem ganhou a eleição foi o Alckmin”, diz o deputado, e acrescenta: “Agora, em função de um ano eleitoral, vai mudar tudo a seis meses do final do governo. Isso não é republicano”, alfinetou.
... e rebate
Valdomiro responde que o PSDB ‘já não é mais aliado do PSB. Os tucanos estão fazendo oposição ao novo governo para a nossa tristeza. Nós sempre apoiamos o PSDB. Agora, eles viraram oposição sem explicação plausível”, disse o ex-prefeito de Rio Preto.
Essa é boa...
Uma agente de segurança institucional da Presidência da República foi afastada do cargo por uma razão muito simples. Ela não ajudou a primeira-dama Marcela Temer a socorrer o seu cachorro que entrou no Lago Paranoá, durante passeio no Palácio da Alvorada, em Brasília.
Molhando a roupa
A primeira-dama Marcela teve de entrar na água de roupa e tudo para retirar do lago o seu cãozinho de estimação. O caso aconteceu em abril, mas só chegou ao conhecimento público nesta semana. O assunto está bombando nas redes sociais.
Vai ou não?
Os munícipes já começaram a querer saber se vai ou não ter Expô Fisav – ou seja lá qual for o nome. Essa semana, em evento na Prefeitura de Votuporanga, o chefe do Poder Executivo, João Dado, afirmou para este jornal que vai ter festa, sim. “A festa vai ser realizada”, garantiu.
‘Preju’
Vários fatores envolvem a realização de uma festa. Em Votuporanga, o evento do ano passado deu o que falar posteriormente, quando foi divulgado o balanço final da realização. O prejuízo ultrapassou os R$ 200 mil. Querendo ou não, o receio de um fracasso deve estar no ar.
Festa
A população com certeza quer uma festa do peão, o povo gosta de eventos deste tipo e, claro, gosta de se divertir. Mas, para os organizadores, realizar a Expô não é algo tão simples como se pensa. O que nos resta é esperar pra ver o que será resolvido. Novidades devem ser divulgadas ainda nesta semana.