Show de bola
O episódio da cassação de Hery Kattwinkel, anteontem, na Câmara Municipal, marcou o potencial da imprensa de Votuporanga. Foi show de bola com a presença de todos os órgãos de comunicação e a imparcialidade exposta dos profissionais da imprensa.
Ao vivo
Marcou ponto junto à opinião pública a TV UNIFEV, canal 53, apresentando transmissão ao vivo, em tempo real, com a participação da sua equipe de jornalismo. A repercussão foi imensa ontem pelas ruas da cidade. Os comentários eram de que a população acompanhou a polêmica sessão pela TV local.
Jornal
A sessão da Câmara que terminou por volta das 23h30 estava estampada nas páginas do jornal A Cidade, nas primeiras horas da madrugada de terça-feira. Para isso, toda a equipe permaneceu no batente na redação, diagramação, o setor gráfico e a distribuição. Muita gente trabalhando. Foi uma grata missão de oferecer aos leitores todos os lances da polêmica sessão.
Cobertura
Os jornalistas Fábio Ferreira e Aline Ruiz cobriram os acontecimentos no plenário da Câmara, com retaguarda de Gabriele Reginaldo, que permaneceu de plantão na redação. A preocupação era de oferecer o amplo noticiário sobre o assunto sem prejudicar o horário da distribuição do jornal na madrugada. Deu tudo certo.
Primeira mão
Louva-se a imprensa de Votuporanga. O jornalismo dos tempos modernos exige muita pressa. Quem viu a edição de ontem do “A Cidade” sentiu os fatos em tempo real. Hoje já é uma notícia “amanhecida e amarelada” como destacou um leitor que cumprimentou o jornal pela eficiência e rapidez na cobertura dos acontecimentos.
Repercussão
Os assuntos mais comentados nas rodas políticas ontem foram os votos contrários à cassação de Hery. Os três votos eram esperados. Silvão Carvalho e Chandelly foram coerentes. Eles votaram contra o acolhimento do processo e repetiram os seus votos. O Emerson Pereira foi para o “muro”, mas ele havia votado contra o acolhimento do processo.
Osmair
O voto de Osmair Ferrari a favor de Hery surpreendeu. A tendência sempre é que o presidente vote com a maioria. No auditório, onde alguns estranharam a sua postura, a análise era de que o próprio perfil do eleitorado do Osmair é mais conservador e, poderia, ter decisão diferente. Todavia, o voto é pessoal e ele votou conforme a sua convicção.
Sexta recheada
Mudando de assunto, a próxima sexta-feira está sendo programada de intensa movimentação política na cidade. É que a passagem do candidato a governador de SP, João Dória, está agitando as lideranças políticas locais. A programação da visita deve sair ainda hoje.
Recepção
Uma pergunta que não quer calar: será que o prefeito João Dado (SD) vai comparecer ao ato de recepção a João Dória? Explica-se: Dado está muito bem com o governador atual, Márcio França (PSB), que também é candidato a governador do Estado.
Renatão
Numa roda política envolvendo algumas lideranças locais, o palpite era de que Dado deve se resguardar e passar a missão de anfitrião para o seu vice Renato Martins (DEM). O problema é que a presença do Dado, na caravana de Dória, pode magoar Márcio França, já que o partido de Dado (Solidariedade) está na base de sustentação da candidatura de França.
Deputados
A passagem de João Dória (PSDB) por Votuporanga deve atrair dezenas de pré-candidatos a deputado. Ontem já se cogitava alguns deles, como Floriano Pesaro (PSDB) que chega mais cedo para almoçar com o ex-prefeito Junior Marão.
E mais,
Quem também tem Votuporanga na sua agenda para a próxima sexta-feira é o deputado estadual Itamar Borges (MDB). Ele tem reunião marcada com Osvaldo Carvalho e a cúpula do diretório municipal do partido. Dizem que vem para apagar um princípio de incêndio dentro do diretório. O vereador Marcelo Coienca vai ter a palavra.