Linha aérea
Quem está pilotando este novo projeto de colocar Votuporanga na rota de linha aérea é o vice-prefeito Renato Martins. Ele tem representado o Poder Executivo nos contatos mantidos com a empresa Passaredo. Alguns encontros preliminares para tratar do assunto foram muito bem-sucedidos. Mas a reunião para “decolar” será na próxima terça-feira.
Justiça seja feita
Desde que a Brava Linhas Aéreas, empresa gaúcha, que por problemas financeiros abortou o projeto anunciado ainda no governo de Junior Marão de contemplar a cidade com linha área para São Paulo, algumas lideranças locais continuaram buscando outras alternativas de voo.
Júnior Marão
Sem reivindicar qualquer bônus para o seu nome, o ex-prefeito Junior Marão sempre se mostrou o mais interessado em viabilizar o projeto da linha aérea. Até mesmo para esquecer o “furo” causado pela Brava e que poderia servir de chacota do seu governo. Eventuais adversários insinuaram que seria uma outra fábrica de maçã.
Voando baixo
Nesse sentido, sem nenhum alarde, Junior Marão sempre acenou com algumas empresas aéreas. Entre elas a Passaredo, que agora dá sinais claros que poderá operar no Aeroporto “Domingos Pignatari”, dependendo de alguns comprometimentos empresariais na região. Aliás, Junior Marão não quer nem ouvir falar no “agora vem”. Quer dar tempo ao tempo.
Ormélio
Outro nome que não pode ser esquecido nesta reivindicação é o de Ormélio Caporaline. Ele, com bom trânsito entre as empresas aéreas, em nenhum momento descartou essa possibilidade. Ormélio já era o nome determinado como contato confiável na negociação anterior com a Brava Linhas Aéreas e está presente também agora no projeto da Passaredo.
Projeto
O que será exposto na reunião da próxima terça-feira é que a linha aérea de Votu-poranga terá a princípio saída diária do aeroporto “Domingo Pignatari”, às 4h30 da madrugada, oferecendo conexão em Ribeirão Preto para qualquer capital do país. O destino final é São Paulo, com previsão de chegada, em Guarulhos, às 8h da manhã. O retorno no começo da noite.
E mais:
Há possibilidade até de um segundo horário de voo com destino a São Paulo. Para isso, vai depender do fluxo de passageiros. Segundo Renatão, agentes de viagens consultados sobre o assunto saíram motivados de uma reunião realizada recentemente.
Aviso aos navegantes
Contudo, ainda não é hora de soltar foguete. A reunião da próxima terça-feira é apenas para tratativas sobre a possibilidade de se implantar a linha aérea. Existe o projeto, mas ainda muito prematuro para ser anunciado como certo e sacramentado. Votuporanga está apenas dando os seus primeiros passos, novamente, em busca da possibilidade.
História
Para não perder o foco da notícia, vale lembrar que nos anos 50 e começo dos 60, Votuporanga foi rota de duas linhas aéreas conhecidas. No antigo Aeroporto (bairro das Paineiras) pousavam os aviões das companhias Cruzeiro do Sul e Real. Aqui era o ponto final da linha para os que demandavam para o Mato Grosso e cidades mineiras.
O movimento
Os votuporanguenses mais antigos lembram da aterrisagem na pista de terra das grandes aeronaves tubo-hélice em Votuporanga, procedentes de São Paulo. Era um grande movimento para os taxistas da época e os hotéis, entre eles o Vespa-Hotel, inaugurado naqueles tempos, na esquina da Amazonas com a Ceará.
Emissão de passagens
Um autêntico patrimônio desse tempo, testemunha ocular da história, é a senhora Maria Antonia de Castro Cury, esposa de Rames Cury. Ela era funcionária encarregada na emissão das passagens.
De saída:
Mudando de assunto, amanhã, sexta-feira, é dia de João Dória, candidato a governador pelo PSDB, conhecer Votuporanga e Fernandópolis. Em vista da sua passagem pelo município, a tendência é da cidade ser alvo de um movimento político diferenciado. A passagem do candidato está prevista para o final da tarde.