Viva Fernandópolis
O 22 de maio marca o aniversário da vizinha Fernandópolis. A cidade festeja 79 anos de fundação e tem uma linda história de progresso e desenvolvimento. O ponto alto das festividades acontece com a tradicional Exposição Agropecuária apresentando shows artísticos de qualidade.
Rivalidade
Num passado ainda recentemente, houve uma tremenda rivalidade entre Fernandópolis e Votuporanga, principalmente na política e no futebol. É comum ouvir história de confrontos entre votuporanguenses e fernandopolenses.
Lá e cá
É de rir ouvir as provocações sofridas pela moçada daqui que se aventurava em frequentar bailes naqueles tempos em Fernandópolis. E nos jogos da Votuporanguense as histórias são hilariantes. A melhor delas foi num derby no estádio “Plínio Marin” que o jogador Wilmar resolveu sentar na bola para ironizar o adversário. Foi uma confusão que um “suposto deficiente” esqueceu a muleta na arquibancada.
A disputa
Na política, as lideranças tentavam barrar as conquistas da cidade vizinha. Votuporanga avançou com as regionais da CESP e TELESP. Fernandópolis reagiu nos anos 70 com a instalação do 16º Batalhão da Polícia Militar e, na época, a poderosa agência regional do Banespa.
Contra-ataque
Dizem que Votuporanga foi melhor sucedida na administração pública. E a partir dos anos 80 a cidade retomou o seu índice de crescimento, estabelecendo melhor desempenho empresarial com as suas indústrias e comércio, além do crescimento populacional. Isso é um consenso.
Na Câmara,
É possível que o amigo leitor tenha observado que desapareceram do noticiário as rotineiras viagens dos vereadores a São Paulo e Brasília. Será que a busca por emendas parlamentares não compensa ou o presidente da Casa cortou a verba de viagens?
Excesso
Nos primeiros meses da atual legislatura houve um corre-corre dos vereadores a Brasília. Essa coluna exagerou quando disse que “estava havendo uma excursão de vereadores à capital federal”. Naquela oportunidade dos 15 senhores edis, 11 foram para Brasília e outros três para São Paulo.
Reação
Claro que os vereadores não gostaram da notícia e para o jornal isso custou um processo na Justiça. Donde se viu falar que “era uma excursão no mês de janeiro”. Dos 15 vereadores, 11 assinaram requerimento pedindo cópia do que foi dito na Radio Cidade. Mas isso é passado.
Parou por quê?
Superado a crise, retirado o processo e retomado o bom diálogo, percebe-se agora que os vereadores estão evitando a tão propalada viagem de “interesse do município”. É importante salientar que bater as portas dos gabinetes de deputados faz parte da missão do vereador. Só não vale seguir em caravana em mês de férias parlamentares. Desculpe, não é excursão.
Linha aérea
Ocorre hoje uma reunião importante na cidade. A Prefeitura de Votuporanga realiza um evento especial para recepcionar representantes da uma empresa de linhas aéreas Passaredo que pretende começar a operar na cidade.
Detalhes
De acordo com o Poder Executivo, os detalhes da proposta serão expostos a todos os interessados, a partir das 9h30, no auditório do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, no Parque da Cultura.
Votu-Sampa
A reunião de hoje é bastante aguardada e deve ser bem esclarecedora. As expectativas das lideranças locais são positivas. A ideia inicial é de voo diário de Votuporanga para São Paulo, com escala em Ribeirão Preto.