Bairrismo
A nomeação do fernandopolense Jorge Sabino Filho para o cargo de diretor do Drads (Diretoria Regional de Assistência Social) reaqueceu a velha rivalidade política entre Votuporanga e Fernandópolis. É que Sabino passa a ocupar a mesma cadeira que era da votuporanguense Meire Azevedo.
Entenda o caso:
A Drads é um órgão do governo sediado em Fernandópolis. Em maio de 2016, o então secretário Estadual de Assistência Social, Floriano Pesaro, substituiu no comando do órgão Flávia Resende, de Fernandópolis, por Meire Regina de Azevedo, de Votuporanga. A alegação é de que foi um ato do então governador Geraldo Alckmin.
Olho no gato
Como era de se esperar, as lideranças políticas de Fernandópolis reagiram na época com indignação. Chegaram a suspeitar que a sede da Drads seria transferida para Votuporanga, dada a ligação do secretário Floriano Pesaro com o então prefeito Junior Marão.
Carlão
Segundo notícia do jornal Cidadão, de Fernandópolis, referindo-se à troca de comando no Drads, quando da exoneração de Flávia Resende para a entrada de Meire Azevedo, o secretário Floriano Pesaro teria justificado a sua demissão com as seguintes palavras: “não tenho nada contra você, mas eu tenho uma fatura a pagar com o deputado Carlão Pignatari”.
Mosca na sopa
Porém a mudança feita agora também está dando “pano pra manga”. É que o atual governador Márcio França (PSB) está substituindo os diretores regionais nomeados no governo de Geraldo Alckmin e colocando gente dele. Em Fernandópolis, estranhamente, o indicado é um tucano de pluma longa.
Quebra-cabeça
Dizem que o “padrinho” do novo diretor do Drads de Fernandópolis é o todo poderoso fernandopolense Júlio Semeghini (PSDB), braço direito na campanha eleitoral de João Dória. Então, por quê o França cedeu? Nesse episódio, Semeghini é acusado de fazer acordo com o adversário de Doria, o governador Mário França.
Para entender:
Carlão também está nesse processo eleitoral de apoio a João Doria, ao lado de Júlio Semeghini. Será que ele teria levado uma rasteira na troca de comando do Drads, dentro do próprio PSDB?
Jogo confuso
Aliás, Fernandópolis vem dando dor de cabeça para o Carlão. Ele já declarou desejo de firmar dobradinha eleitoral com o deputado federal daquela cidade Fausto Pinato. Acontece que o Pinato é do PP, um partido que fechou apoio com a base de Márcio França (PSB). A dobradinha, pelo visto, vai para palanques diferentes.
87 anos
Falando na tucanada, o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso comemorou na segunda-feira (18) nada menos que 87 anos. E continua ativo, dando os seus pitaco na política.
Presentes
Os contadores da Prefeitura de Votuporanga fizeram questão de estar presentes na Sessão Ordinária da Câmara em que o reajuste do salário deles foi votado e aprovado pelos vereadores. Eles acompanharam toda a reunião e ficaram atentos nos discursos dos parlamentares sobre a proposta.
Contra
Como o presidente da Câmara, o vereador Osmair Ferrari (PP) não vota. Sendo assim, 14 legisladores votaram e somente dois foram contrários à proposta: Marcelo Coienca (MDB) e Sílvio Carvalho, o Silvão (PSDB).
Justificando
Em sua justificativa, Marcelo Coienca falou sobre o impacto anual que a adequação daria aos cofres públicos. O parlamentar disse ainda que o momento não é oportuno para um reajuste desse tipo, porém, afirmou que respeita as opiniões contrárias.
Repercussão
Nas redes sociais e no WhatsApp o assunto reajuste dos contadores deu o que falar. É complicado afirmar o que a maioria apoia, mas o que se viu foram muitas pessoas contra o reajuste, não pelo fato dos profissionais não mereceram, mas porque o aumento não foi para todos os servidores.