Festa da cidade
Em meio ao clima da Copa do Mundo está chegando na mesa das autoridades locais o convite para as festividades do 81º aniversário de fundação de Votuporanga. O primeiro ato foi cumprido no dia 14 último, com a revitalização do CEM “Profa. Clary Brandão Bertoncini” e o encerramento está marcado para 29 de setembro com o VotuGospel – Comunidade Cristã, na Concha Acústica.
Desfile
O ponto alto das festividades de aniversário da cidade está marcado para 8 de agosto com o desfile cívico, na rua Amazonas, a partir das 9h. E a programação segue para o período da tarde com a revitalização das avenidas João Gonçalves Leite, Hernani de Matos Nabuco e Onofre de Paula, com a inauguração das alças de acesso à rodovia.
42
Este é o número de itens constantes do programa de aniversário da cidade. É natural que nem todos os eventos são de responsabilidade da Prefeitura. Alguns deles são religiosos, como o encerramento da Semana da Família, da comunidade católica, ou o show VotuGospel, promovido pelo evangélicos.
Fliv
A exemplo de anos anteriores, o Festival Literário, Cultural e Turístico, com abertura marcada para o dia 7 de setembro, deve ser anunciado como o evento que mais atraí o interesse geral pela qualidade do programa e shows populares com nomes consagrados da música.
Criatividade
Em resumo, a programação do aniversário da cidade, que perdeu a Exposição Agropecuária, evento que sempre se constituiu no ponto alto da festa, recebe outros atrativos. Considerando que o momento econômico não está propício para soltar foguete, podemos dizer que a Prefeitura usa de criatividade para celebrar a data.
E a Câmara
Também, até por medidas econômicas, a Sessão Solene da Câmara Municipal, comemorativa aos 81º anos de Votuporanga, será realizada no mesmo horário da sessão ordinária, no dia 6 de agosto. Assim, não deve haver despesas extras com os vereadores para a realização do evento.
Dá sono
Falando nisso, o fogo que aquece o caldeirão político está apagado na Câmara Municipal. O clima é tão amistoso que se tem a impressão de uma reunião litúrgica. Ninguém ofende ninguém. E assim caminha a casa de bons debates.
É o Meidão
Falando nisso, o clima de paz na Câmara é tão evidente que já se dá como certa eleição do vereador Meidão como futuro presidente do Legislativo. A eleição para a renovação da mesa só vai acontecer em dezembro, mas quando perguntado quem será o novo presidente, a resposta está na ponta da língua: é o Meidão.
Deputados
Na Câmara, só pode haver alguma divergência sobre apoio político aos deputados. Dizem que tem vereador para Fausto Pinato (PP) e para Floriano Pesaro (PSDB), ambos federal. Outros nomes devem receber apoios que ainda não foram manifestados.
Estadual
Para deputado estadual, o Carlão Pignatari já tem os seus aliados no Legislativo votuporanguense. Itamar Borges tem o Marcelo Coienca, do seu partido (MDB), e a vereadora Edinalva, ao que tudo indica, vai de deputado-pastor Sebastião Santos, também do seu partido.
Sabino
O caso da nomeação do titular da diretoria regional de Desenvolvimento e Assistência Social (Drads) de Fernandópolis foi resolvido na sexta-feira. O governador Márcio França nomeou Nayara Sabino Colombano Benez, irmã do presidente do PSB local, Renato Colombano. Nenhum deles é parente de João Sabino Filho, que chegou a ser anunciado como novo titular.
Em alta
O deputado Fausto Pinato (PP) de Fernandópolis está recebendo glórias pela mudança do seu partido do barco de Márcio França para a canoa de João Doria. Na festa que o PP anunciou o seu apoio ao pré-candidato do PSDB, em São Paulo, foi ressaltado o empenho de Pinato, que foi a voz do partido representando o interior.
Saideira:
O deputado Itamar Borges (MDB) foi assistir o jogo do Brasil contra a Costa Rica, no rancho do ex-jogador Luizão, em Rubinéia. Luizão é pentacampeão mundial de 2002. No Face o deputado se derramou em elogios ao ex-jogador: “foi um dos maiores atacantes que eu vi jogar”.