O Amor-Exigente é um programa comportamental que parte do seguinte princípio: “NADA MUDA, SE VOCÊ NÃO MUDAR”. Essa colocação, num primeiro momento, gera certa desconfiança nos familiares que chegam às nossas reuniões, pois o motivo da procura, quase sempre, é o desejo de modificar o comportamento do outro. Participando das reuniões, logo percebem uma realidade: Deus não nos deu o poder de modificarmos ninguém, mas deu o poder de mudarmos nós mesmos e esse é o segredo. Quando mudamos a nós mesmos, aqueles que estão a nossa volta precisam se ajustar às nossas mudanças. Isso não significa que estamos errados ou que somos culpados pelas falhas do outro, mas nos sinaliza sobre o que podemos fazer de diferente, pois comportamentos padronizados e previsíveis demais nos tornam vulneráveis em relação ao outro, que sabe exatamente qual tecla deve apertar para conseguir o que deseja.
Como nossos comportamentos afetam nossos filhos, devemos fazer deles exemplos a serem seguidos. É complicado desejar filhos equilibrados se vivemos em estado de loucura. É missão dificílima desejar que eles fiquem livres do abuso do álcool, se assistem ao consumo abusivo dos pais. É tarefa complicada colocar Deus na vida dos filhos, se não vivemos uma espiritualidade. É difícil fazer com que os filhos respeitem os pais, se eles próprios não se respeitam. Por outro lado, os comportamentos dos filhos também afetam os pais, portanto, devemos buscar proteção, com o apoio e auxílio do grupo, para não permitir que os desajustes do outro nos afetem a ponto de nos adoecer.
Nossos comportamentos definem nossa vida, portanto devemos sempre trabalhar na busca do equilíbrio comportamental, fazendo deles exemplos positivos a serem seguidos e, ao mesmo tempo, não damos ao outro poder de adoecê-los, pois um comportamento adoecido não encontra o equilíbrio necessário para enfrentar um problema de grande complexidade.