(Foto: Daniel Castro/A Cidade)
Câmara
Na noite de ontem, os vereadores participaram da 25ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votuporanga, a segunda após o recesso do meio do ano. A reunião foi relativamente tranquila, uma vez que a pauta não contava com projetos de grande repercussão entre a população.
Na tribuna
O vereador Antônio Carlos Francisco (SD) abriu os trabalhos na tribuna da Casa de Leis. O legislador lembrou de uma reclamação constante nos últimos tempos: problemas nas praças da cidade. Entre os transtornos apontados pelo juiz aposentado, foi a falta de iluminação adequada em alguns espaços públicos.
Todas
Na visão de Antônio Carlos Francisco, a realidade é que todas as praças de Votuporanga merecem e precisam de melhorias. Assim, ele pediu mais atenção da Prefeitura em relação à questão e lembrou que alguns espaços públicos há bancos quebrados, e isso tem que ser resolvido logo.
Mais cidades
O vereador Antônio Alberto Casali (PSD), que na Câmara é o Professor Casali, não poupou críticas ao projeto que visa a criação de mais municípios no Brasil. O Projeto de Lei 199/2015 regula a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. Resumindo, a medida cria municípios em todo o país.
300
De acordo com estimativa do governo federal, serão aproximadamente 300 novos municípios. Na opinião de Casali, a iniciativa é um absurdo. Atualmente, o Brasil tem 5.570 cidades.
De parabéns
Em sua fala na tribuna, Mehde Meidão Slaiman Kanso (PSD) destacou a realização da 62ª edição dos Jogos Regionais em Votuporanga. Conforme o parlamentar, a administração João Dado está de parabéns pelo evento. Meidão encheu a bola do secretário municipal de Esportes e Lazer, José Ricardo Rodrigues da Cunha, o Mineiro.
Goiano
Na primeira vez que se referiu ao Mineiro, Meidão disse “o secretário de Esportes e Lazer, o Goiano”, o que deixou alguns sem entender nada. Depois ele explicou que o Mineiro na verdade é de Goiás, e não de Minas Gerais.
Banheiros
Problemas nos banheiros do Terminal Rodoviário foram mostrados pelo vereador Chandelly Protetor (PTC), que apresentou fotos de danos, provavelmente feitos pelos próprios munícipes.
Linha férrea
Já o vereador Emerson Pereira (SD) demonstrou sua insatisfação por Votuporanga ainda não ter a transposição da linha férrea na Zona Sul do município. “Estou há 10 anos como vereador e a promessa de melhorias só ocorre em campanha política, mas depois não se cumpre nada”, falou.
Bravo
Tem vereador bravo na Câmara Municipal. É que tinha um parlamentar que o acusava em determinada questão, mas, depois, este foi verificar que o acusador também fazia mais ou menos o mesmo. Ambas as situações não são irregulares, mas o fato do legislador acusar, mas fazer o mesmo, incomodou.
Reunião
Tirando as pessoas que foram homenageadas – estas, logo que recebem as honrarias, saem – o plenário da Casa de Leis estava praticamente vazio. Chamou atenção uma “reuniãozinha” que contou com a presença de alguns vereadores e do secretário municipal da Cidade, Marcelino Poli. O assunto, só umas cinco pessoas sabem.