(Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO)
Clima de festa
Os Jogos Regionais e o Congresso Internacional da Educação propiciam um clima festivo na cidade. O comércio, principalmente, na área de alimentação, sentiu um reflexo positivo nesta semana. Além, naturalmente, da movimentação pelas ruas da cidade.
Participativo
E o prefeito João Dado não tem ficado ausente. Mantendo a rotina normal de expediente na Prefeitura, o chefe do Executivo tem comparecido aos atos e acompanhado bem de perto os movimentos que tomam conta da cidade.
E vem mais
Os acontecimentos festivos deste final de mês vão aquecer ainda mais o clima comemorativo ao aniversário da cidade que acontece no começo de agosto. Votuporanga vive um ritmo de festa que vem se arrastando desde a Copa do Mundo.
Consternação
A morte de dona Julieta Matos consternou a cidade. Não há quem não conheça a mãe do Divaldinho. Ela tornou-se admirada pelo trabalho voluntário no Lar “Irmã Celina” e pelas suas contribuições com as receitas culinárias publicadas diariamente, desde as primeiras edições, até agora no jornal A Cidade.
Leitura garantida
Muitos dos nossos assinantes justificavam o prazer de receber o A Cidade para conferir a receita diária da dona Julieta. Alguns até recortavam e colecionavam as publicações. Rendemos a nossa eterna homenagem à dona Julieta.
Nélson Ribeiro
Outro personagem votuporanguense que deixa o mundo dos vivos para morar na “mansão dos justos” é Nélson Ramos Ribeiro. Antigo funcionário da Prefeitura Municipal, ele em algumas oportunidades tentou a carreira política, como candidato a vereador. O seu sepultamento está marcado para esta sexta-feira.
E o Alckmin?
Mudando de assunto, o encontro político de amanhã, em Rio Preto, oportunidade que deve acontecer o lançamento da pré-candidatura do deputado Rodrigo Garcia (DEM) a vice de João Doria, tem uma ausência sentida. A festa tucana não confirmou ainda a presença do presidenciável Geraldo Alckmin.
Bola dividida
Nas rodas políticas, onde ainda não havia confirmação da presença de Geraldo Alckmin, os comentários eram de que o ex-governador de SP ainda não quer se comprometer no palanque do seu partido, uma vez que tem esperança do apoio do PSB à sua candidatura. O PSB é do atual governador e adversário de Dória, Márcio França. Alckmin estaria dando um tempo. É o que se comenta.
Picando ponto
Depois de marcar ponto em Votuporanga, visitando o jornal A Cidade e reunindo-se com o diretório do PT local, o ex-ministro Alexandre Padilha seguiu para Rio Preto. Naquela cidade, no início da noite, ele reuniu-se com lideranças do seu partido.
Promessas
Padilha, como se sabe, é pré-candidato a deputado federal. Ele disse que pretende estabelecer um vínculo com a cidade e já prometeu que Votuporanga vai estar incluída na sua quota de emendas parlamentares para as entidades.
Mais, mais
Os deputados federais e senadores mais influentes foram apontados em recente pesquisa. Na Câmara Federal, lidera o ranking o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL-RJ), seguido pelo petista Décio Lima, de Santa Catarina.
Senado
A mesma pesquisa destaca no Senado, Gleisi Hoffmann e Lindberg Farias, ambos do PT, seguido de Álvaro Dias (Podemos). O levantamento foi feito entre 10 e 17 de julho pela FSB Comunicação.
Discursos
Segundo os autores da pesquisa dos mais influentes na Câmara e no Senado, levam vantagem os políticos de discursos mais “quentes” da direita ou da esquerda. Resumo: aqueles que convencem com a oratória.
Sem vice
O pré-candidato a presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) chegou a anunciar na terça-feira o nome do seu vice: o general Augusto Heleno (PRP). Contudo, o Partido Republicano Progressista, cuja sede nacional é Rio Preto, frustrou Bolsonaro ao negar legenda para o vice.
Mais um
O PRP é o segundo partido a negar legenda para o vice de Bolsonaro. O PR (Partido da República) já havia tomado essa mesma decisão quando foi convidado o senador capixaba Magno Malta. Agora especula-se o nome da advogada Janaína Paschoal de vice. Ela é do PSL, o mesmo partido de Bolsonaro.