Contente
O prefeito João Dado tem demonstrado bastante alegria nos eventos que fazem parte da comemoração do aniversário de Votuporanga. O calendário do mês começou intenso, e nessa semana dois eventos foram da área da educação, o último a revitalização do Centro de Educação Municipal “Deputado Narciso Pieroni”.
Diversão
Além de toda a parte séria do ato, o chefe do Poder Executivo Municipal se divertiu na entrega da revitalização da escola Pieroni. No final, foi cercado pelas crianças da unidade de ensino.
Presença
Dado deve participar, na segunda-feira (6), às 18h, da Sessão Solene em homenagem aos 81 anos de Votuporanga, na Câmara Municipal. A cerimônia também faz parte das comemorações pelo aniversário do município.
Eleições 2018
Na reta final das convenções nacionais, os partidos políticos já aprovaram sete candidatos a presidente da República. Hoje, mais oito nomes devem ser aprovados. Dia 15 deste mês é o prazo final para registrar as candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Chapa
O PCdoB aprovou a candidatura de Manuela D’Ávila à presidência da República, mas a deputada estadual gaúcha é o nome desejado pelo PT para compor a chapa eleitoral na corrida presidencial. Hoje, o Partido dos Trabalhadores indicará Manuela D’Ávila como vice de Lula.
Lula
O PT se reúne hoje, em São Paulo, para decidir sobre a formalização da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, desde abril. Após a formalização da candidatura do ex-presidente Lula, cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF) decidir se ele poderá concorrer ou não à presidência do Brasil novamente.
Mistério
A Polícia Civil de Monte Aprazível abriu inquérito para investigar o encontro de um feto na lavanderia do Hospital da Criança e Maternidade, em Rio Preto. O caixão em que supostamente estava o corpo foi enterrado no último dia 24. No dia 27, no entanto, funcionários da Funfarme encontraram na lavanderia o corpo do natimorto de quase cinco meses e acionaram a família, que reconheceu o menino com base na identificação da maternidade.
Segundo enterro
Um novo enterro ocorreu em Monte Aprazível, onde a família reside, na tarde de ontem. O Hospital de Base pediu na Justiça a exumação do primeiro caixão para verificar o que havia nele. A Justiça determinou que a Polícia Civil de Monte Aprazível abra um inquérito para investigar o caso, e o delegado Valcir Passetti Júnior informou que está analisando todas as informações.
Temer
A Polícia Federal solicitou nova quebra de sigilo bancário no inquérito que investiga se o presidente Michel Temer (MDB) recebeu propina do setor portuário. Desta vez a PF pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso para obter os extratos bancários da empresa Eliland do Brasil, suspeita de ser usada como fachada para recebimento de propina pelo coronel João Baptista Lima, amigo de Temer desde os anos 90 e suspeito de ser captador de propina para o emedebista.
Ministro
O pedido chegou ao Supremo no último dia 18 de julho, durante o recesso do Judiciário. Por isso, só foi distribuído ao gabinete de Barroso na quarta, com o retorno dos trabalhos. O ministro Barroso já havia autorizado anteriormente a quebra dos sigilos bancário e fiscal do próprio presidente da República e de personagens investigados no caso, dentre eles o coronel Lima e as empresas dele.
Suspeitas
As suspeitas sobre a Eliland surgiram após a Operação Skala, deflagrada em 29 de março. Documentos coletados nas buscas mostraram que um contador da Argeplan, empresa do coronel Lima, era gerente da Eliland. A suspeita da PF é que a Rodrimar, concessionária do porto de Santos, fez pagamentos de propina à Eliland por meio de um contrato de fachada, cujo objetivo seria repassar propina a Temer em troca de benefícios no setor portuário.