Ausência sentida
A ausência do prefeito João Dado no lançamento da candidatura à reeleição de Carlão Pignatari, sábado passado, no Votuporanga Clube, foi assunto nas rodas políticas. O que se diz é que o prefeito está cauteloso em assumir candidaturas publicamente.
Compromissado
Não é segredo que o prefeito Dado vem sendo prestigiado na sua administração por diferentes deputados. Alguns desses parlamentares são amigos pessoais do prefeito ainda do tempo que Dado tinha uma cadeira na Câmara Federal. Assim, esperam, obviamente, que podem receber alguns votos também em Votuporanga.
Cautela
A rigor, Dado só se expôs politicamente na passagem do candidato ao governo pelo PSDB João Doria, onde inclusive teve direito a discurso. Na oportunidade, ele saudou Doria respeitando os limites partidários. Dado é do Solidariedade, que está na base da campanha de Márcio França (PSB), também candidato a governador.
Em viagem
Recentemente, quando do lançamento da campanha para a reeleição do deputado federal Floriano Pesaro (PSDB), no auditório da Associação Comercial, Dado também não compareceu, tendo a sua ausência justificada por motivo de viagem. Lá ele foi representado pelo superintendente da Saev, Valdecy Bortolotti.
O vice
Renato Martins (DEM), vice-prefeito, chegou tarde para o lançamento da candidatura de Carlão Pignatari. A justificativa é de que ele estava num outro compromisso na cidade de Bauru. Mas chegou a tempo para um abraço no seu “padrinho” político Rodrigo Garcia, candidato a vice-governador.
Câmara
Se tem um lugar que o Carlão pode se dizer que está muito bem prestigiado é a Câmara Municipal. Dos 15 vereadores que compõe a atual legislatura, 12 foram aplaudi-lo no lançamento da sua candidatura.
Os ausentes
Os três vereadores que ficaram de fora foram, o Chandelly, que é candidato a deputado estadual e, portanto, concorrente ao Carlão, mais o Giba e a vereadora Edinalda. Esses não foram vistos na plateia.
Revirada
Mudando de assunto, as pesquisas de intenção de votos divulgadas neste fim de semana esquentaram ainda mais a corrida eleitoral. A principal surpresa é João Amoedo, do Partido Novo, que aparece numa das pesquisas divulgada em terceiro lugar e só atrás de Lula e Bolsonaro. Foi um salto espetacular que ultrapassou Álvaro Dias, Alckmin e Marina.
Haddad
Enquanto isso, da cadeia, Lula aparece liderando a pesquisa espontânea. O seu vice é o nome mais concorrido para ocupar o seu lugar na cabeça da chapa do PT, Fernando Haddad. Este continua percorrendo o Brasil pedindo votos.
A cavalo
Já o candidato Jair Bolsonaro (PSL), no vídeo que está viralizando nas redes sociais, aparece na garupa de um cavalo, dia 25 passado, na arena de rodeio da Festa do Peão de Barretos, recebendo aplausos da multidão.
Alckmin
O ex-governador Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à presidência, continua patinando na casa dos 7 a 8% de intenção de votos. Contudo, os seus partidários apostam tudo que ele vai decolar mesmo é a partir do momento que entrar no ar o Programa Político que começa na próxima sexta-feira, dia 31.
Empate
Já para o governo de SP, as últimas pesquisas deste final de semana apontam um empate técnico entre João Doria (PSDB) com 20% e Paulo Skaf, com 18. Os tucanos esperam levar no primeiro turno, reconhecendo que num eventual segundo turno a situação de Doria pode se complicar, uma vez que França e Paulo Skaf tendem a unir forças.
De saída:
Segundo alguns partidários, o paulistano ainda não digeriu bem a decisão de João Doria de deixar a Prefeitura de SP para ser governador.