Pioneirismo
A Sessão Solene da Câmara em comemoração aos 81 anos de Votuporanga foi marcada pelo pioneirismo dos homenageados. Todos eles são testemunhas oculares do desenvolvimento da cidade pelo menos nos últimos 50 anos.
Lazão
Ao receber a insígnia de Honra ao Mérito, Lázaro Modesto de Oliveira, o Lazão, narrou em seu discurso a saga de um homem que muito batalhou na vida. O seu melhor momento foi com a lanchonete Vovó Lalá.
Xis Salada
Na época, o Lazão rebocou um vagão de trem e instalou a sua lanchonete na esquina das ruas São Paulo e Itacolomi. E foi nesse tempo que ele apresentou para Votuporanga um novo tipo de lanche: o Xis Salada. Antes o pessoal só conhecia bauru de carne.
José Rubens Naime
O médico psiquiatra e professor do curso de Medicina na Unifev, dr. José Rubens Naime, também apresentou uma história de vida ligada à cidade. Chegou de Rio Preto com quatro anos para morar em Simonsen.
São Paulo
Quando jovem, Naime foi estudar em SP e quando formado lecionou no Mackenzie. Tinha tudo para ficar na capital, mas Votuporanga o atraía. Voltou para nunca mais sair. História de amor pela cidade como esta foi a tônica de todos os discursos de segunda-feira.
Pimentel
Jaime Pimentel, outro dos homenageados, lembrou que chegou em Votuporanga de trem ao ser aprovado num concurso para efetivo da Polícia Militar (na época Força Pública). Ao desembarcar na Estação da EFA, subiu numa charrete de praça para chegar até a sede da Companhia.
Humildade
Pimentel conheceu as duas instituições policiais, militar e civil. Nesta última, aposentou-se como delegado de polícia. O autor da honraria foi o vereador Antonio Carlos Francisco, juiz de direito aposentado, que num lindo exemplo de humildade enalteceu Pimentel pelas lições recebidas na Delegacia. Francisco era carcereiro no tempo que Pimentel era o delegado.
Dr. Jorge Seba
Chegou a ser comovente a homenagem prestada a Jorge Seba. Ele não precisava dizer nada, as suas obras falam por ele. Está a serviço do quarto prefeito na sua carreira como servidor.
Prefeitos
Como assessor de Planejamento ou Obras, Jorge Augusto Seba, serviu quatro prefeitos: João Nucci, Mário Pozzobon, Junior Marão e João Dado. Poucas são as obras públicas entregues nos últimos 30 anos que não têm os traços do arquiteto Seba.
Legislador
Seba também foi presidente da Câmara Municipal e na sua trajetória política chegou a concorrer ao cargo de prefeito, nas eleições de 1992. Depois disso, decidiu se recolher a sua atividade profissional e não voltou a disputar pleito eleitoral. Todavia, sempre tem o seu nome lembrado por ocasião de sucessão na Prefeitura. Quem sabe um dia.
Discursos
Três personalidades que ocuparam a mesa principal foram convidadas para expressar suas mensagens no encerramento da Sessão Solene. Discursaram o juiz diretor do Fórum, Reinaldo Moura de Souza, o deputado estadual Carlão Pignatari e o prefeito João Dado.
Aborto
A tramitação de matéria encaminhada pelo partido Psol, que tramita em Brasília debatendo a liberação do aborto nos primeiros meses de vida, repercutiu na Sessão Solene da Câmara. O primeiro a comentar o assunto, condenando qualquer iniciativa nesse sentido, foi o juiz aposentado Antonio Carlos Francisco, quando elogiava Lazão de uma família numerosa.
O juiz
O dr. Reinaldo Moura de Souza também abordou a valorização da vida e conquistou aplausos na plateia. A propósito, o seu discurso foi elogiado em plenário também pelas referências feitas a Votuporanga onde ele exerce a magistratura nos últimos cinco anos.
De saída:
Nota 10 para o Supermercado Proença que mais uma vez brinda Votuporanga na festa de aniversário com a presença da excelente Banda Facmol. Essa é uma das atrações desta manhã no desfile cívico.