Sucesso
Segundo os organizadores, o Festival Literário de Votuporanga foi um sucesso neste ano. O público prestigiou bem, o número de atrações foi recorde e os shows agradaram. De acordo com a Prefeitura, o evento se consolida como um dos maiores festivais multiculturais gratuitos do país.
Fliv
Um concerto da Orquestra de Câmara da Escola Municipal de Artes “João Cornachione ‘Oscarito’”, sob a regência do professor Alex Massuia, seguido por um show da banda Novos Bohêmios fecharam o Fliv 2018. As atrações musicais foram alguns dos destaques do Festival.
Organizadores
O Fliv, neste ano, foi organizado pela Secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga e executado pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). O evento recebeu apoio de diversas empresas e instituições.
Ler
A leitura, algo fundamental para todos, não é uma atividade muito praticada pelos brasileiros, por isso são interessantes eventos como o Fliv, que destacam a importância de ler. O ideal é que o hábito seja incentivado na infância. Neste ano, foram recebidas dezenas de caravanas escolares, vindas de mais de 60 cidades do Estado.
Carros antigos
O ano era 1924 e as rodas dos carros feitas de madeira. A viagem no tempo foi feita através dos veículos que estiveram presentes no último domingo (16), no 5º Encontro de Carros Antigos, realizado pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, durante o último dia do Festival Literário de Votuporanga – FLIV e também integrando o calendário de eventos em comemoração aos 81 anos da cidade.
Sucesso na região
Segundo um dos idealizadores do evento e colecionador, Douglas Lisboa, estiveram no local aproximadamente 200 carros de antigomobilistas de toda a região, como São José do Rio Preto, Mirassol, Santa Fé do Sul e Pedranópolis.
Mais antigo
O automóvel mais antigo registrado foi um Ford 1924, com rodas de madeira, que chamou muito a atenção do grande público que passou pelo local. Mas outras marcas e modelos também fizeram a cabeça dos visitantes, os amantes dos fuscas puderam apreciar os diversos estilos e cores. Para quem curte caminhonete também teve as relíquias de época, além dos carros da Mercedes, Chevrolet e Fiat.
Zequinha de Abreu
Outra atração que encantou a população foi a exposição de miniaturas de carrinho. Ainda, durante a manhã, a Banda Zequinha de Abreu entoou músicas que marcaram gerações. O Prefeito João Dado também passou pelo local e deu boas-vindas aos visitantes e expositores das cidades da região.
#EleNão
A hashtag #EleNão dominou as redes sociais durante o fim de semana. Segundo uma ferramenta de monitoramento de redes sociais, foram mais de 90 mil menções contra o candidato à presidência da República, Jair Messias Bolsonaro (PSL), utilizando a hashtag #EleNão. Mulheres se mobilizaram desde a última quinta-feira nas redes sociais contra Jair Bolsonaro.
Motivo
O movimento ganhou força durante o fim de semana após o grupo fechado “Mulheres Contra Bolsonaro”, no Facebook, ser hackeado no sábado (15) e ter o nome modificado para “Mulheres com Bolsonaro”. Desde então, os usuários das redes sociais têm se posicionado contra o Deputado Federal.
Avaliação
A ferramenta utilizada para medir o impacto dos protestos acompanhou a hashtag #EleNão e avaliou que um terço das menções eram relacionadas aos temas saúde, racismo, homofobia, corrupção, educação, segurança e preconceito contra indígenas. Além da população em geral, políticos, artistas e celebridades participaram do movimento emitindo as opiniões nas redes sociais com a hashtag já mencionada.
Outras hashtags
Ainda de acordo com a ferramenta de monito-ramento, além da hashtag principal, outras expressões como #EleNunca e #Mulheres UnidasContraBolsonaro também ganharam destaque e estiveram nos Trending Topics Brasil e mundial durante o fim de semana. Também apareceram com frequência no moni-toramento as hashtags #MulheresContraBolsonaro , #MulheresContraOFascismo e #JuntasSomosMaisFortes.