A carreata
A principal novidade política na cidade, na véspera da eleição, foi a carreata pró-Bolsonaro. O número de veículos envolvidos, levantando a bandeira do Brasil, impressionou. Foi uma carreata só vista nos grandes embates da política local.
Fubá
A carreata de ontem fez lembrar o maior embate político de Votuporanga que se tem conhecimento. Foi nas eleições municipais de 1972, quando duas correntes políticas se apresentaram com os seus candidatos: Luiz De Haro (maracujá) e Onofre de Paula (Fubá). Os mais antigos lembram da carreata das duas correntes na véspera daquela eleição.
Sem aparecer
Sobre o movimento pró-Bolsonaro o que impressiona em Votuporanga é que não aparece os seus líderes. A impressão que se tem é de que foi uma iniciativa espontânea. É claro que alguém tomou à frente, mas muito discreto.
Prata da casa
Os candidatos locais monopolizam a campanha eleitoral. Existe tendência do eleitor priorizar as candidaturas locais. Mas, na campanha deste ano as principais lideranças políticas se dividiram com preferência externa para outros candidatos, principalmente, para deputado federal.
A disputa
Pelo menos quatro “federais” tendem a garantir a maior votação do município. São eles Luiz Carlos Motta (PR) com apoio da maioria dos vereadores, Fausto Pinato (PP), com apoio do deputado Carlão; Floriano Pesaro (PSDB), apadrinhado pelo ex-prefeito Junior Marão, e o candidato local João Garcia (PRB).
Estadual
Embora o cardápio ofereça opções para diferentes correntes partidárias a deputado estadual, é claro que o candidato à reeleição Carlão Pignatari (PSDB) é esperado como o mais votado na cidade diante dos seus concorrentes novatos.
Os novos
Entre os postulantes para deputado estadual que se apresentam estão o vereador Chandely Protetor (PTC), Rosa Chiquetto (PT), e Rafael Silva (PRP), que faz dobrada com outro votuporanguense a federal que é Carlos Saran (PRP).
As chances
Apesar da consciência de cada candidato sobre as suas reais chances de vitória nas urnas, ninguém “joga a toalha” na véspera. Mas não há como negar que a posição financeira e de tradição política de cada candidato faz a diferença. A maioria dos eleitores sabe das reais chances de cada um.
Opinião
O deputado Carlão Pignatari (PSDB) palpita que o crescimento dos últimos dias da candidatura do atual governador Márcio França (PSB) vai levá-lo para o segundo turno das eleições para disputar com João Doria (PSDB).
Skaf
Mas a opinião de Carlão é isolada. A maioria dos deputados tucanos apostam num segundo turno com Paulo Skaf (MDB). O avanço de Márcio França nas pesquisas de intenção de votos pode ter chegado tarde demais.
Aviso aos navegantes
A Polícia está de prontidão para coibir atos irregulares na campanha eleitoral e manter a ordem nos locais de votação. A polícia vai combater o descarte de “santinhos” no dia de hoje e que deixam as ruas sujas. Isso é crime.
Constrangimento
O presidenciável Geraldo Alckmin não esconde o constrangimento provocado pelo candidato tucano ao governo de SP João Doria. O mais recente episódio aconteceu na sexta-feira (5), quando Doria faltou num compromisso de campanha de Alckmin em SP. Doria, que estava em Sorocaba, alegou más condições climáticas para voar, mas não suspendeu a agenda seguinte em Campinas.
A entrevista
A entrevista com Jair Bolsonaro, na quinta-feira, na Record, confrontou com o debate presidencial na Globo, no mesmo horário, na faixa das 22h. A Record marcou 13,6 pontos de média de audiência contra 22 da concorrente.
Embate
Quando souberam da entrevista no mesmo horário do debate, advogados de Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB) chegaram a elaborar petições para barrar a entrevista no TSE (Tribunas Superior Eleitoral), mas recuaram a pedido dos candidatos que não quiseram se desgastar com a Record.
Presidência
O Juiz Eleitoral da Comarca de Votuporanga que preside as eleições 2018 é o magistrado Maurício José Nogueira. O Cartório Eleitoral está sob o comando de Robson de Oliveira.
Cidade FM
A rádio Cidade FM 94,7 mais uma vez reúne toda a equipe CIDADE para trabalhar na “Marcha da Apuração”, a partir das 17h. As informações a nível nacional serão acompanhadas com a rede Bandeirantes de Rádio. Um show de informação para Votuporanga e região.