Geninho
A eleição para deputado federal de Geninho Zuliani (DEM), de Olímpia, será mais um canal de reivindicação para Votuporanga. Quem garante é o gerente regional aposentado da CESP e candidato a deputado estadual nos anos 80, Marcos Garcia Laraya. Ele faz parte de um grupo que apoiou em Votuporanga a candidatura de Geninho.
O grupo
Quando da passagem de Geninho pela Cidade FM para uma entrevista, estiveram com ele, além de Laraya, os antigos do tempo da CESP Valter Trindade, Alaor Tosto do Amaral, Ideval Geraldo de Freitas, além do vice-prefeito Renato Martins, do diretório do DEM. Assim, Geninho apresentou as suas credenciais nesta cidade.
Grito de misericórdia
Dirigentes de entidades assistenciais e de saúde em Rio Preto estão lamentando a não reeleição dos seus deputados. Eles dizem que suas “entidades ficaram órfãs sem emendas parlamentares” e até ironizam os que votaram em candidatos de fora: “pedem emendas para eles”.
Santa Casa
O provedor da Santa Casa de Rio Preto, Nadim Cury, se diz indignado com a votação de Janaina Paschoal (PSL), uma das autoras do pedido de impeachment de Dilma. Ela foi a mais votada em Rio Preto. “Esse povo que votou na Janaina tem que pedir dinheiro para a nossa cidade?”, ironizou.
Malheiros
O deputado federal Sinval Malheiros, de Catanduva, que agora não se elegeu, destinou R$ 8 milhões para o Hospital de Base, em Rio Preto. “Como vou chegar no Alexandre Frota e pedir recursos”, disse a diretora do HB, Anália Sabbag, referindo-se ao ator pornô eleito deputado federal pelo PSL, em São Paulo.
E agora?
Pior ainda para a Santa Casa de Rio Preto é que o provedor do hospital fechou as portas da entidade para o deputado estadual Itamar Borges (MDB) e apoiou abertamente a candidatura à reeleição do deputado Vaz de Lima. Este perdeu e o Itamar ganhou.
Aqui,
Apesar da reeleição de Carlão significar até uma boa votação (23.555), a situação aqui também não foi muito diferente. A Janaina Paschoal foi a segunda mais votada na cidade com 3.271 votos, na frente de outros conhecidos candidatos que ajudaram a Santa Casa.
Federal
Já candidatos a deputado federal “de longe” também levaram preciosos votos de Votuporanga. Eduardo Bolsonaro esteve uma única vez na cidade e teve 3.580 e Joice Hasselmann 3.223. Ambos ficaram na frente do eleito Luiz Carlos Motta, que somou aqui 1.872.
E mais:
Não pense que os deputados federais trabalhados na campanha em Votuporanga tenham saído satisfeitos com o resultado das urnas. Pinato, que fez dobradinha com Carlão dono de 23.555 votos, esperava no mínimo 10 mil votos e teve 4.806.
Outros
Floriano Pesaro, apoiado pelo ex-prefeito Junior Marão, apostava-se que teria no mínimo de 5 a 8 mil votos e amargou com 3.626. E para azedar o caldo, ele também não recebeu a votação esperada na capital e ficou de fora dos eleitos.
Motta
Apesar de toda a festa e consagração como um dos dois federais eleitos na região, a votação de Luiz Carlos Motta (PR) também ficou muito longe do esperado em Votuporanga. Ele teve apenas: 1.872.
Tiririca
Em Votuporanga tem 499 eleitores que votaram no Tiririca. Resta saber se o palhaço deputado, que teve mais de 450 mil votos, vai ajudar nossa cidade. O Tiririca não precisava dos votos de Votuporanga para se eleger.
Deleta
Uma mentira que viralizou nas redes sociais nos últimos dias mostra o boletim de uma urna no qual Fernando Haddad (PT) aparece com mais votos que o número de eleitores na urna. É falso. Trata-se de montagem de boletim de votação em Nagoia, no Japão.
De saída:
Eleitor que não justificou ausência no primeiro turno da eleição tem ainda dois meses de prazo para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Ausência injustificada em três turnos cancela automaticamente o título. Lembre-se: para se inscrever em concurso público, uma das exigências, é estar em dia com a Justiça Eleitoral.