Meidão
O vereador Mehde Meidão voltou a ser o Meidão de tempos atrás quando não deixava nada passar batido. Na última sessão da Câmara, lascou o pau no eleitorado de Fernandópolis que não retribuiu com o Carlão a mesma quantidade de votos que o Fausto Pinato teve em Votuporanga.
Rivalidade
Meidão invocou no seu discurso a velha rivalidade, quando se apregoava de “quem é de Votuporanga não vota em Fernandópolis” e vice-versa. Os políticos mais recentes tentam dar um fim na tal rivalidade. Quem começou a romper essa barreira foi Júlio Semeghinni, como candidato a deputado federal. Até hoje ele tem muito prestígio político por aqui.
Cachimbo da paz
Com as eleições de agora, embora o deputado Pinato por certo esperava mais votos por aqui e Carlão muito mais os seus votos de lá, o pessoal quer é fumar o cachimbo da paz. O deputado Pinato, o prefeito Dado, Valmir Dornelas, entre tantos outros querem sepultar qualquer indício de rivalidade entre as duas cidades.
Cobrança
Mas no estilo próprio do Meidão não tem acordo. Dias antes das eleições, ele também bradou da tribuna da Câmara promessa não cumprida do deputado Floriano Pesaro. Disse que ele prometeu o “Bom Prato” em Votuporanga (aquele programa de almoço a R$ 1) e o prato continua vazio.
Aliás
Aliás, não faltou apetite para o Meidão cobrar o “Bom Prato”. Ele chegou a encostar na parede até o governador Alckmin. Sem sucesso, pegou no pé do então secretário Floriano Pesaro. Este até que tentou, mas o índice populacional de Votuporanga não comporta a instalação do programa que é destinado aos grandes centros.
Posse na FEV
Será na próxima quarta-feira, dia 17, a posse da nova Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Curadores da Fundação Educacional de Votuporanga. O local será no espaço Unifev – Saúde, anexo à Santa Casa.
Novo comando
Conforme amplamente noticiado, a nova diretoria da Fundação Educacional de Votuporanga tem na presidência o advogado e ex-presidente da Associação Comercial Celso Penha Vasconcelos. Ele foi eleito no início do mês e assumiu de imediato o comando da instituição.
Mudanças
Nesses dias que antecedem a posse solene, a nova diretoria da Fundação Educacional já procedeu algumas mudanças nos postos de comando. O mais significativo deles foi na área acadêmica. O professor Osvaldo Gastaldon assumiu a reitoria da Unifev tendo como pró-reitora a professora Encarnação Manzano.
Troca de passe
A contratação de maior repercussão deu-se com a professora e ex-vereadora Encarnação Manzano pelo fato dela estar ocupando o cargo de secretária municipal de Educação, no governo do prefeito João Dado. Encarnação sempre sonhou em retornar a Unifev onde ela já havia exercido o cargo de reitora.
Turbulência
Segunda-feira, pelos corredores da Câmara Municipal, corriam rumores de que a nova diretoria da Fundação Educacional de Votuporanga havia “cancelado” todos os convênios firmados com as entidades beneficentes da cidade. O assunto quase foi para a tribuna. Mas logo chegaram esclarecimentos de que, na verdade, os convênios estariam apenas “suspensos” e não “cancelados”.
Justificativa
Segundo a fonte de informação que chegou na Câmara, a nova diretoria da FEV está avaliando a legalidade de tais “convênios” com as entidades para dar continuidade (ou não) ao processo celebrado pela diretoria anterior. O tal convênio estabelecido consiste em oferecer ajuda às entidades em troca do aprimoramento prático dos alunos nas instituições conveniadas.
Feriadão
O “Dia da Padroeira” será celebrado hoje apenas com uma programação religiosa. Os mais antigos devem se lembrar da tradicional “Feira da Providência”. Era uma das maiores festas no calendário da cidade e tinha o seu ponto alto neste dia com a celebração na represa do Assary.
Frei Arnaldo
A data lembra também uma passagem muito triste para a comunidade católica: o acidente que matou o Frei Arnaldo Maria de Itaporanga, um dos sacerdotes mais queridos que passaram por Votuporanga. Ele morreu no trevo de acesso de Nhandeara quando dirigia-se para a festa da Padroeira de Votuporanga.
Saudade
Frei Arnaldo foi o grande percussor na construção da Catedral. Foram as festas alavancadas por ele, que tinha grande poder de aglutinação de público, que garantiram a construção da igreja. Corintiano, popularíssimo, ele deixou um legado de exemplo de trabalho e fé.
Beatificação
O jazigo de Frei Arnaldo, no cemitério municipal, ostenta uma placa de agradecimentos pelo milagre recebido. Os seus amigos reverenciam a sua memória nesta data. A exemplo do que Catanduva faz hoje com o Padre Albino, está na hora de Votuporanga pedir a beatificação de Frei Arnaldo. Quem sabe agora coma benevolência de Dom Moacir, nosso Bispo Diocesano.