Aviso aos navegantes
O presidente da Câmara, Osmair Ferrari, já mandou um recado para o Meidão: “conte comigo, mas não me dê cargo na mesa diretora”. Osmair quer liberdade para sua tomada de posições e prefere ficar no plenário, sem cargo na diretoria. Dizem que o seu nome era cogitado para ser o vice.
Rodrigo
Outro vereador que, segundo consta, não quer cargo na nova mesa diretora é o Rodrigo Beleza. O homem está mordido e quer mostrar um outro lado da sua personalidade política. Não é segredo que Rodrigo tem pretensões e sonha com um voo mais alto para a próxima eleição municipal. Assim, quer se ver livre de cargos.
Montando o time
Enquanto ainda não se sabe a decisão final do Serginho, se ele volta para a Câmara ou fica na Secretaria de Assistência Social, o único candidato presidenciável é o Meidão, que vai montando o seu time para a eleição que acontece na noite de 17 de dezembro.
Nomes
Os cargos de primeiro e segundo vice devem ficar entre o dr. Ali Wansa e Marcelo Coienca. O nome de Daniel David é apontando para a secretaria. Outro nome dado como certo para a mesa diretora é do vereador Alberto Casali.
Silvão
Sílvio Carvalho (PSDB) tem uma postura muito diferente da legislatura passada quando foi um valente líder do prefeito Junior Marão. Neste mandato, Silvão está na dele: só vai na tribuna quando o debate é sobre assunto do seu conhecimento.
Suspense
Dizem que Silvão estava disposto a votar nele mesmo para presidente da Casa. Essa medida ele já adotou em pleito anterior. Mas, agora, teria mudado de ideia com a investida do Serginho da Farmácia. Pode ser que o Meidão ganhou o voto.
Aliás,
Em entrevista à Cidade FM, na noite de segunda-feira, Silvão disse que o Serginho da Farmácia “será muito bem-vindo à Câmara Municipal, mas não para ser candidato a presidência”, advertiu.
Abandonando o barco
A principal notícia política do início de semana teve como protagonista o deputado federal Fausto Pinato (PP), de Fernandópolis. É que ele, um dos principais motivadores da campanha política de João Doria, para o governo de SP, abandonou o barco e mudou de time. Agora está pedindo votos para Márcio França.
Motivo
Pinato disse que desistiu do apoio a João Doria por conta da pressão que recebeu de prefeitos que apoiaram a sua reeleição. Ele disse a imprensa que em reunião com a sua base eleitoral, na última sexta-feira, a maioria dos presentes declarou apoio a França nesta reta final de campanha.
Briga
Todavia, dizem que a virada de casaca do Pinato é outra. Pode estar relacionada a desentendimento com o deputado federal Rodrigo Garcia (DEM), candidato a vice-governador na chapa de Doria. Recorda-se que Rodrigo lançou o ex-prefeito de Olímpia, Geninho Zuliani (DEM) para sucedê-lo na Câmara Federal. Este disputou votos em território do Pinato.
Determinado
O apoio do deputado Fausto Pinato (PP) foi decisivo no primeiro turno para João Doria. Foi o parlamentar quem levou o seu partido, o Partido Popular (PP), para compor a base de João Doria (PSDB) no primeiro turno. Dias antes das eleições, Pinato acompanhou Rodrigo Garcia para uma entrevista na Cidade FM. Era só alegria.
O ato
O candidato a governador Márcio França era esperado na noite de ontem em Fernandópolis. O ato de oficialização de apoio de Pinato a sua candidatura estava marcado para às 20h, no Plaza Eventos.
Em tempo:
O prefeito de Fernandópolis, André Pessuto (DEM), já avisou que segue de João Doria, assim como foi no primeiro turno das eleições, mas, já avisou: “mantenho uma relação institucional normal com Pinato”.
De saída:
Resumo da Opera – Pode ser que dá França ou o Doria. Quem ganhar, Fernandópolis vai estar garantida com o governo de SP, ou pelo seu prefeito ou pelo deputado. Aqui em Votuporanga acontece o mesmo, mas de forma invertida: o deputado Carlão que é Doria e o prefeito Dado é França.