Passando a régua
O deputado Rodrigo Garcia, candidato a vice na chapa de João Doria, fechou a campanha eleitoral na região. Ele chegou em Votuporanga por volta das 10h30 e foi recebido por partidários e prefeitos da região na Padaria Ki-Pão.
Deputados
Acompanhavam Rodrigo na rápida passagem por Votuporanga os deputados Carlão Pignatari (PSDB), reeleito estadual, e Geninho Zuliani (DEM), eleito deputado federal. Além deles, discursaram o vice-prefeito Renato Martins (DEM) e o ex-prefeito Junior Marão (PSDB).
Motivação
Em entrevista a Cidade FM, Rodrigo Garcia disse da sua motivação sobre as eleições de hoje e agradeceu o empenho dos seus partidários e amigos de Votuporanga. Ele saiu rapidinho para Rio Preto, onde esperava fechar a campanha caminhando pelo calçadão.
É hoje
Finalmente, neste domingo, o Brasil elege os seus governantes. O pleito eleitoral que termina hoje foi marcado por novas técnicas de pedir votos. Não está na grande final o candidato que aglutinou o maior número de partidos aliados. Não está na final quem teve maior tempo de rádio e TV no horário político. São fatores que predominavam num passado recente. Isso mudou.
Fake
Esta eleição pode ser marcada também como a campanha “da mentira”, da chamada “fakenews”, onde foram plantadas denúncias fajutas, postagens irreais e montagens ridículas que incriminaram candidatos. Nada conteve o avanço da “fakenews” que podem ter iludido o eleitor comum.
Surpresa
A maior surpresa nas urnas do primeiro turno foi para o governo de SP. O governador Márcio França, candidato a continuar no cargo, surpreendeu ao derrotar Paulo Skaf (MDB) que as pesquisas apontavam como o adversário de João Doria para o segundo turno. Ninguém esperava a virada.
Os candidatos
Enquanto, hoje, as pesquisas apontam liderança absoluta de Jair Bolsonaro (PSL) com ampla vantagem sobre o candidato do PT Fernando Haddad para à presidência da República, o cenário é bem diferente na disputa para o governo do Estado de São Paulo. Tecnicamente estão empatados Doria (PSDB) e Márcio França (PSB).
Os votos
Recordando o primeiro turno da eleição no município de Votuporanga, Bolsonaro teve 30.292 votos contra 5.306 de Fernando Haddad (PT). Para o governo de SP, foram 16.704 de João Doria contra 6.924 de Márcio França. Este ficou em terceiro, depois de Paulo Skaf com 11.908.
Apoio
As nossas principais lideranças políticas estão divididas para a eleição deste segundo turno para o governo de São Paulo. O deputado estadual reeleito Carlão Pignatari comanda o bloco tucano que aposta na eleição de João Doria. Já o prefeito João Dado (SD) assumiu desde o início da campanha a candidatura de Márcio França.
Sem festa
Contudo, qualquer que seja o resultado para o governo de SP, não há expectativa de grande comemoração. Os trabalhos das lideranças políticas locais foram bastante discretas e a vitória deve ser festejada em circuito fechado. Já para a presidência da República, a repercussão tende a ser maior pelo movimento espontâneo dos eleitores.
Cidade FM
Mantendo a sua tradição de antecipar o resultado das urnas na Comarca de Votuporanga, promovendo uma espécie de apuração paralela, a equipe CIDADE (rádio e jornal) trabalha intensamente neste domingo. O show de informação, com os primeiros resultados das urnas apuradas em Votuporanga, será a partir das 17h.
E mais:
Durante todo o dia de hoje, repórteres e jornalistas da Cidade FM e jornal A Cidade estarão percorrendo as sessões transmitindo informações a todo instante, colaborando com a Justiça Eleitoral na divulgação necessária ao bom andamento do processo e motivando o eleitorado a cumprir com o seu dever cívico de votar.
Saideira:
Ontem, enquanto aguardavam a chegada de Rodrigo Garcia, na área da padaria Ki-Pão, conversavam animadamente o presidente da FEV, Celso Penha, e o provedor da Santa Casa, Luiz Torrinha. De repente, um passarinho sobrevoou o local e deu um rasante na cabeça do Celso e respingou direto na cabeça do Torrinha. O comentário na roda foi o seguinte: até passarinho sabe qual instituição tem dinheiro e qual está na “pindaíba”