A verdade das Urnas
O dia seguinte foi de avaliação dos resultados das urnas. Sem nenhuma surpresa a vitória de Bolsonaro (PSL) se concretizou e foi muito comemorada pelo Brasil afora. Já a votação de Fernando Haddad (PT) não deve ser desprezada diante das circunstâncias adversas que ocorreram durante a campanha.
Esperança
A vitória de Bolsonaro é avaliada com esperança pela maioria dos brasileiros. No entanto, algumas lideranças políticas, projetam um governo de desafios e a maior dificuldade reside na economia. A torcida é para que as medidas a serem tomadas surtam resultados imediatos.
Haddad
E o PT não está morto como muitos imaginam. Afinal foram mais de 45 milhões de votos numa campanha eleitoral muito curta. Fernando Haddad foi o último dos candidatos a ser confirmado na corrida eleitoral. E, considere também, que o principal líder do partido está preso e impedido de participar da campanha. O número de votos conquistados surpreende.
Em São Paulo
A vitória de João Doria (PSDB) em São Paulo foi apertada, mas salvou o território historicamente tucano. Dizem que foi a vitória do interior do Estado, representado na candidatura do vice Rodrigo Garcia. Do outro lado, o oponente era um ilustre desconhecido no interior. Márcio França surpreendeu no primeiro turno ao derrotar Paulo Skaf.
Rodrigo Garcia
A eleição para o governo de São Paulo revelou o poder político do eleito vice-governador, Rodrigo Garcia. Patinando na Capital, a vitória de João Doria (PSDB) veio do interior de SP, onde sobressaiu o prestígio do vice. Nunca um vice fez tamanha diferença numa eleição.
Decisivo
Nas rodas políticas os comentários ontem foram de exaltação ao prestígio de Rodrigo Garcia. Há quem diga que ele levaria qualquer um dos concorrentes a vitória. Poderia ser o França ou Paulo Skaf, mas João Doria soube trabalhar melhor a adesão de Rodrigo para a sua chapa e venceu.
Gosto pela vitória
Quem vibrou muito com o resultado das urnas em SP foi o vice-prefeito Renato Martins (DEM). Ao ser consagrada a votação da chapa de João Doria, no calor da comemoração, Renatão deu entrevista à Rádio Cidade FM festejando o resultado e saudando o seu “padrinho” político.
O vencedor
Sábado pela manhã, ao ser recebido pelos amigos e correligionários, na padaria Ki-Pão, em Votuporanga, Rodrigo Garcia estava muito tranquilo e isso chamou a atenção do pessoal que participava da recepção.
Boa aparência
É que as pesquisas da anti-véspera da eleição apontavam empate técnico, ou melhor, França tinha um ponto percentual a frente de Doria. Mas, a expressão facial do candidato a vice não demonstrava preocupação . Esse fato foi comentado pelas lideranças políticas locais. O homem estava confiante.
A viagem
O deputado Carlão votou em Votuporanga e voou de Rio Preto com Rodrigo Garcia. Em SP, eles acompanharam a apuração dos votos na residência de João Doria. Foi de lá que o deputado ligou para Rádio Cidade FM para saudar os eleitores de Votuporanga pela vitória.
Floriano
O sábado, véspera da eleição, foi marcado pela movimentação política na cidade. Pela manhã, houve a passagem do candidato a vice-governador Rodrigo Garcia, fazendo o encerramento da campanha tucana nesta região. Quando o Rodrigo saiu para Rio Preto chegou o deputado federal Floriano Pesaro (PSDB).
Retribuição
Floriano não conseguiu a sua reeleição, mas entendeu que Votuporanga fez a sua parte. E veio agradecer os votos. Para isso, reuniu amigos que trabalharam na sua campanha para um almoço num restaurante da cidade. Entre os amigos estava o ex-prefeito Junior Marão.
Santa Casa
Ao agradecer os 3.626 votos obtidos na cidade, Floriano retribuiu a votação anunciando que deixa carimbada, neste final de ano, uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão destinada para a Santa Casa de Votuporanga. O dinheiro será liberado no exercício de 2019. Todos aplaudiram e o provedor do hospital, Torrinha, se emocionou.
Reconhecimento
Junior Marão discursou emocionado ao lamentar a não reeleição de Floriano, dizendo que a Câmara Federal perde em qualidade com a ausência do deputado. Para ele, a não reeleição de Floriano foi ruim para Votuporanga e perdeu também o Brasil pela qualidade do deputado.
De saída:
Já Floriano fez um discurso carregado de agradecimento. Falou do seu comprometimento com a cidade destacando memoráveis parcerias com o município, com a Santa Casa e entidades assistenciais. E concluiu dizendo que a vida segue, garantindo que continua na política e não quer perder o vínculo com a cidade.