Renatão
O vice-prefeito Renato Martins ficou bem na fita com o resultado das eleições. Ele tende a ser uma das lideranças locais mais influentes no governo paulista. É que tornou-se uma referência em Votuporanga para o vice-governador eleito Rodrigo Garcia.
Doria
Na próxima segunda-feira, como diretor da APAS – entidade que congrega representantes de supermercados – Renatão está entre os comerciantes que vão recepcionar o governador eleito de SP, Joao Doria. Aliás, Doria já esteve naquela entidade, sendo muito bem recebido ainda como candidato.
Geninho
Por outro lado, o deputado federal eleito pelo DEM, Geninho Zuliani, muito cotado para ocupar a Secretaria da Habitação, será uma outra ponte do vice-prefeito Renatão. Assim, Votuporanga por certo terá no vice-prefeito um canal aberto com o Palácio dos Bandeirantes.
Rodrigo
Passada a comemoração da vitória no segundo turno, o vice-governador eleito Rodrigo Garcia (DEM) retomou as suas funções de deputado em Brasília. Na terça-feira, ele esteve reunido com a bancada paulista no Congresso. O assunto em pauta foi a segurança pública.
Falando nele,
Rodrigo Garcia contemplou a Santa Casa de Tanabi, sua terra natal, com uma emenda parlamentar de R$ 5 milhões. O anúncio da verba foi feito pelo pai de Rodrigo, durante um café da manhã que reuniu dirigentes do hospital, na última quarta-feira (31).
Prefeitos
Já na quarta-feira, Rodrigo recebeu dezenas de prefeitos e vereadores da região. Eles estavam reivindicando a inclusão de emendas parlamentares para o exercício de 2019. Além disso, abrindo caminhos para representação política com o cenário novo formado com as eleições deste ano.
Apoio de aliados
A eleição do federal Geninho Zuliani (ex-prefeito de Olímpia) reascendeu na cidade antigas lideranças que estavam afastadas da política. Entre elas, está o engenheiro Marcos Laraya, aposentado como regional da CESP e muito bem votado como candidato a deputado estadual nos anos 90. Laraya é amigo de Geninho com quem trabalhou na Prefeitura de Olímpia.
Outros
Também engrossou o grupo de partidários do deputado eleito Geninho Zuliani, os ex-cespianos Valter Trindade, Iderval Geraldo de Freitas e Alaor Tosto do Amaral. Todos eles comemoraram a vitória do ex-prefeito de Olímpia que deve ser chamado para fazer parte do governo de João Doria.
Eleição da mesa
Enquanto em algumas câmaras os vereadores se debatem para a eleição da nova mesa diretora, o clima no Legislativo de Votuporanga é dos mais tranquilos. Meidão aparece como o candidato de consenso e alguns nomes já são lembrados para compor os cargos na mesa.
Os 15
Nesta semana, em conversa com o colunista, Meidão comentava o episódio criado com a especulação de que Serginho da Farmácia estava de volta à Câmara para disputar a presidência. Meidão sorriu e disparou: “antes eu tinha 13 votos, agora tenho 15”.
A dupla
Dois nomes já anunciaram que não querem cargo na mesa diretora dos trabalhos. São eles, o atual presidente Osmair Ferrari e Rodrigo Beleza. Já avisaram os colegas que eles vão para o meio de campo, ou seja, no plenário, que alguns chamam de “chiqueirinho”.
Sem acelerar
O governador eleito João Doria disse nesta semana que vai reduzir “as mordomias” de secretários e servidores públicos durante o seu governo. “Vamos devolver centenas de carros alugados”, disse Doria.
De saída:
Segundo o governador eleito, os secretários e servidores deverão usar taxis e aplicativos no deslocamento em serviço do Estado. Neste sentido, ele deve abrir licitação para a contratação do serviço.